Clínica Geral

Saiba mais sobre doenças, tratamentos e sintomas

Nutrição

Dicas sobre refeição equilibrada, dietas e benefícios alimentares.

Psicologia

Bem-estar e saúde mental

Em Movimento

Exercícios para relaxamento e condicionamento físico, mexa-se!

Corpo

Dicas e cuidados para a saúde do corpo.

O Ecstasy e seus Efeitos


Uma droga é uma substância que, ao ser consumida, produz um efeito psicoactivo, que se caracteriza por uma alteração do nosso estado mental ao consumir o produto. O nome XTC (Ecstasy) foi criado – numa estratégia de marketing – para a venda de uma substância designada abreviadamente por MDMA (3,4 MetileneDioxiMetAnfetamina).

A MDMA foi sintetizada por acaso em 1912, por Anton Köllisch (1888-1916) um químico que trabalhava para os laboratórios alemães da Merck. Dois anos depois, esta substância foi patenteada como inibidor do apetite, mas nunca chegou a ser comercializada. O seu uso foi mais notório junto dos soldados que, com ela, conseguiam lutar contra o sono e contra a fome. Com a cultura de reação às guerras da Coreia e do Vietname, que encontra no uso de substâncias psicoactivas, um modo de manifestar a sua rejeição, o uso e procura deste género de substâncias generalizou-se.


Nos anos 50, com fins experimentais, o MDMA foi utilizado pela polícia em interrogatórios e em psicoterapia. Com a sua redescoberta em 1960, progressivamente passou a ser frequente o seu uso em termos recreativos.  A produção mundial de MDMA situou-se em 2007, entre 72 e 137 toneladas, sendo, os Países Baixos, o Brasil, a Bélgica e, em menor grau, a Alemanha, o Reino Unido e a Polónia seus principais produtores.


Atualmente, a compra de ecstasy é facilitada pelas vendas on-line, sendo abundantes os endereços onde se podem encomendar os seus comprimidos ou pastilhas.


Em 1970, nos EUA, estava disseminado o seu consumo. Ainda nessa década (em 1977) o ecstasy foi proibido na Inglaterra. Depois seria a vez dos EUA o classificarem como substância proibida (em 1985). A chegada e difusão dessa droga em Portugal dá-se principalmente a partir de 1980, passando a ser um droga popular nas camadas mais jovens nas noites de festa, não só de fim-de-semana, mas nas casas noturnas, nos encontros sociais e durante a própria semana.
 
 
Os efeitos e os perigos do XTC (Ecstasy)


Ao contrário das outras drogas, o XTC tem a particularidade de ser criado artificialmente. Desde a sua síntese acidental laboratorial, a identificação de todos os efeitos desta droga tem sido feita progressivamente. Nenhum estudo como aqueles que caracterizam o processo de aprovação de medicamentos foi realizado com o ecstasy. Portanto, não é um composto que tenha sido criado depois de identificada uma necessidade e tenha sido submetido a um processo rigoroso de experimentação.
A sua popularização deve-se, principalmente, aos efeitos que são sentidos quando este produto é consumido: sensação de energia, de performance, supressão das inibições. Com o XTC desaparecem os constrangimentos e as proibições. Emerge a sensação de liberdade nas relações humanas e excitação.


É de realçar que o XTC provoca uma ligeira ansiedade, um aumento da pressão arterial, aumento do ritmo cardíaco e a contracção dos músculos faciais. A pele torna-se mais húmida e a boca seca. Segue-se uma ligeira euforia. Uma sensação de bem-estar e prazer instala-se com um relaxamento. Da exacerbação dos sentidos surge a impressão de compreensão dos outros e a sua aceitação.


Além disso, o uso do ecstasy leva a uma desidratação acentuada. Como muitas vezes o seu consumo é feito em ambientes fechados, aquecidos, nos quais se despende muita energia (como discotecas), uma das consequências é que nos três ou quatro dias depois da toma da droga, o utilizador passe por situações de ansiedade e depressão que podem inclusivamente exigir a intervenção médica.
 
Drogas sintéticas: uma marca da contemporaneidade


O XTC ou ecstasy faz parte de um conjunto de novas drogas possíveis de serem consumidas graças à evolução da química. Estas novas drogas são muitas vezes fabricadas através de síntese laboratorial clandestina, por químicos sem escrúpulos. Para escaparem às teias da lei, estes alquimistas modernos introduzem alterações moleculares inundando o mercado com verdadeiras novas drogas de efeitos imprevisíveis a curto e a longo prazo. Por isso, o seu consumo é um risco enorme para a saúde humana na medida em que não há qualquer tipo de controle estequiométrico da sua produção.

Com a insistência e consumo regular da XTC existe o perigo de se estabelecer um ciclo de emagrecimento e enfraquecimento: instabilidade do humor pode levar a comportamentos agressivos. Com este ciclo de consumo repetido podem iniciar-se e agravarem-se perturbações psíquicas, prolongando-se a sua duração.

Como foi já explicitado, as cápsulas de ecstasy não são puras, mas contêm uma série imprevisível de outros produtos cujas consequências, devido ao policonsumo, são difíceis de descrever e prever. Por outro lado, a vulnerabilidade do utilizador é outro aspecto a ter em conta: pessoas que tomem antidepressivos, aspirina, medicamentos contra a aids, antirretrovirais, estão em perigo acrescido.

As pessoas que têm asma, perturbações do ritmo cardíaco, epilepsia, problemas renais, diabetes, astenia e problemas psicológicos estão igualmente em muito maior risco se consumirem ecstasy.


Ame-se, não coloque sua vida em risco por alguns momentos de euforia'




 
 
Fonte: Revista Saúde e Lar


Postagens Relacionadas:

- Cocaína: os efeitos do pó branco
http://artedocuidarnasaude.blogspot.com/2011/03/cocaina-o-perigo-do-po-branco.html 




Andropausa: A pausa masculina.


A chamada andropausa já é conhecida desde 1939, quando pesquisas médicas revelaram que havia um decréscimo da produção de hormonas masculinas depois da meia-idade.

A testosterona, um dos principaos hormônios masculinos, é produzido nos testículos a partir da puberdade e permanecem em níveis altos até cerca dos 50 anos, quando começam lentamente a diminuir cerca de 1% cada ano. Como é uma diminuição bastante lenta e gradativa, ao contrário do que acontece nas mulheres, não existe um momento definido para afirmar que o homem está a entrar na andropausa.

Na puberdade, a alta produção de testosterona é responsável pelo surgimento de caracteres sexuais secundários, tais como o desenvolvimento da massa muscular, pêlos no rosto e na região púbica, mudança de voz, desenvolvimento da próstata e aumento de interesse sexual. No período da queda dos hormônios masculinos, não há manifestações externas dessa redução hormonal, mas alguns homens podem apresentar sintomas semelhantes aos das mulheres na menopausa, tais como, calores, insónia, alterações humorais, aumento de peso e outros. Entretanto, tais sintomas não são características seguras da queda hormonal, pois podem ser causados por outras razões.


Desempenho sexual

Uma das principais preocupações do homem é a queda no desempenho sexual, que começa a verificar-se nesse período. Mas mesmo esse decréscimo pode não ter relação com a queda pura e simples dos níveis de testosterona. Para que possamos ter a certeza de que há uma queda real na quantidade de testosterona circulante no sangue, ou uma diminuição de produção por parte dos testículos, temos que fazer uma dosagem das hormonas masculinas no sangue. Os valores normais de testosterona são de 300 a 900 ng/dl. Se os valores estiverem abaixo desses limites, poderá ser considerada a necessidade de fazer o que chamamos reposição hormonal.

A diminuição de produção de testosterona por parte dos testículos diminui em função da redução da quantidade de sangue que irriga esses mesmos testículos. Isso pode ocorrer com o simples passar dos anos, mas há uma série de factores que hoje actuam sobre a circulação, que poderiam ser evitados ou tratados, para melhorar a produção hormonal. E quais seriam esses factores responsáveis pela queda precoce da masculinidade? O sedentarismo, que por sua vez leva ao aumento de peso, diabetes, uso de bebidas alcoólicas e tabagismo, além do uso de certos medicamentos, estão entre as causas da queda de produção hormonal.

Interessante nesse aspecto é que podemos alterar essa realidade fazendo as devidas correcções dos hábitos que levam a essa situação: fazer exercício físico, eliminar a gordura corporal indesejada, abolir o uso de tabaco e bebidas alcoólicas, e evitar o excesso sexual. Antes de considerar a possibilidade de procurar o auxílio dos hormônios masculinos através da reposição medicamentosa, verifique se não há qualquer desses factores presentes no seu dia-a-dia e, se for o caso, modifique-os.


Controvérsia

Muitos homens com problemas que parecem ser devidos a quedas hormonais, não apresentam grandes deficiências a ponto de beneficiarem do tratamento de reposição hormonal masculino. Só duas em cada cem pessoas do sexo masculino que apresentam queixas relacionadas com a andropausa têm diminuição importante das hormonas sexuais. Seria um erro tratar indiscriminadamente a todos com hormônios masculinos. Pouco melhoraria os sintomas e essas pessoas ainda estariam sujeitas aos riscos da medicação. A testosterona administrada por injecções ou aplicada por adesivos na pele deve ser monitorizada pelo médico. Da mesma forma que os hormônios femininos podem agravar doenças no aparelho reprodutor da mulher, a testosterona pode prejudicar a próstata.

O aumento da próstata pode ocorrer com o uso da testosterona e, se houver alguma tendência à formação de cancro da próstata, o uso da testosterona é absolutamente contra-indicado. Além disso, o mau uso desses hormônios pode também desencadear tensão elevada e afectar o sistema cardiovascular.



Atitudes que podem ajudar:

1. Comece a praticar exercícios físicos com regularidade. Além de aumentar as probabilidades de melhorar o desempenho sexual, o exercício físico tem também o mérito de diminuir a incidência de tumores da próstata.

2. Procure reduzir os quilos que estão a mais, adoptando um regime que possa ajudar no controle do peso (legumes, frutas, cereais integrais e verduras), principalmente se a gordura estiver localizada no abdómen, o que é muito comum nos homens. Esse tipo de gordura está associado a aumentos na incidência de diabetes. A diabetes é um importante factor de diminuição da circulação do sangue em todos os tecidos, deterioração das terminações nervosas nos órgãos genitais e necessita de ser vigorosamente tratada.

3. O tabagismo e a saúde sexual do homem não se conjugam. A toxicidade do cigarro acarreta a diminuição do fluxo de sangue aos testículos por estreitamento das artérias, bem como a diminuição de oxigénio na corrente sanguínea. Como resultado, há uma diminuição precoce na produção de testosterona por parte dos testículos. Tudo isso é proporcional à quantidade de cigarros fumados.

4. O uso de bebidas alcoólicas não é natural ao ser humano e quanto maior for a quantidade usada, maiores serão os danos impostos ao corpo, em todos os aspectos, inclusivamente na questão hormonal. O álcool é responsável pela redução funcional do testículo e das suas funções sexuais e reprodutivas.





Fonte: Revista Saúde e Lar

Água é Saúde'

A vida não é possível sem água, e o seu uso correcto é fonte de saúde. Este elemento é um dos mais potentes remédios naturais que alguma vez existiram para a cura da doença.
A água constitui a mais alta percentagem de composição do organismo. Grande parte dos órgãos, como o estômago, o pâncreas, o fígado e o cérebro, são fundamentalmente água. Por exemplo: o cérebro é composto por 75% de água. Sem ela, nenhuma célula consegue viver, nada se pode processar no nosso organismo. Muitas dores de cabeça são devidas à ausência de água suficiente nesta zona do corpo.
 
 
Se é tão importante, de quanto necessito de Água por dia?
A quantidade de água de que uma pessoa necessita depende do seu peso. O indivíduo médio necessita de, pelo menos, oito copos por dia, para substituir a água que perde. Uma pessoa com 75 kg, precisa de 2,3 litros (cerca de 9 copos, capacidade média do copo 2,5 dl). Os rins filtram mais de 20 litros por dia. Necessitamos de 10-12 copos de água por dia para manter este sistema em óptimo funcionamento.
 
Como saber se tenho bebido a Água suficiente?
Uma regra simples é a de beber o suficiente para manter a sua urina clara. O corpo perde cerca de 10 a 12 copos de água por dia através da pele, dos pulmões, da urina e das fezes. A comida fornece 2 a 4 copos de água, deixando-nos cerca de 6-8 copos de água para beber. Uma maneira de se certificar de que bebe a quantidade diária necessária é bebendo 2 copos quando acorda de manhã. Faça-o antes de ser apanhado pelas actividades do dia. Com 2 copos já bebidos, só terá de beber mais 4 a 6 durante o resto do dia. Assim, distribua-os deste modo: 2 a meio da manhã, 2 a meio da tarde e 2 antes do jantar.
 
Ao longo da vida alteram-se os níveis de água no ser humano?
Sim, ao longo da vida varia a percentagem de líquido total num ser humano relativamente ao seu peso total:

Tabela: Porcentagem de água em peso corporal de acordo com o sexo e idade.

Se beber muitos refrigerantes não é preciso beber mais água?
Existe uma extensa prática de beber refrigerantes, bebidas à base de cola, sumos de variadas natureza e características, acreditando-se que isso é quanto basta para manter o corpo hidratado. Embora uma boa quantidade de água que o organismo necessite possa ser “filtrada” a partir dessas bebidas, a verdade é que o consumo de refrigerantes diminui a rapidez de assimilação de água pelo estômago. Por outro lado, com a ingestão destas bebidas, normalmente ricas em açúcar e outros componentes não necessários, é sobrecarregado o organismo, quer a nível dos rins, quer a nível de outros órgãos afectados pelo processo de “limpeza” desses líquidos. Não somente isto provoca desgaste e cansaço, como ainda contribui para o aumento de peso, diabetes e outras disfunções que provocam atentados contra o bem-estar físico.





  •  Levar oxigénio, hidratos de carbono e gorduras aos músculos, e retirar deles resíduos como dióxido de carbono e ácido láctico.
  • A água presente na saliva humedece os alimentos que ingerimos, ajudando-nos a mastigá-los e a engoli-los. Se a superfície dos nossos olhos não fosse banhada em fluido, eles ficariam secos e inflamados. A água também tem o poder de liquidificar os mucos quando se está constipado, facilitando assim a sua expulsão.
  • A água humedece e aquece o ar antes que ele chegue aos pulmões.
  • Aumenta a capacidade de desenvolvimento de actividade física (exercícios) prolongada.
  • A água ajuda a manter o sangue numa consistência e viscosidade certa.
  • O solvente que permite que os alimentos sejam digeridos e absorvidos é a água. Por meio do sistema sanguíneo, os nutrientes são distribuídos no estado líquido para as células que, em todo o corpo, necessitam de alimento. No entanto, não se deve ingerir água às refeições, mas sim até meia hora antes.
  • A água ajuda a refrear o apetite, uma potencial ajuda para perder peso.
  • A água afasta os produtos residuais dos órgãos, libertando estas toxinas através da pele, com a transpiração, e dos rins, com a urina.
  • A água é um lubrificante das articulações, proporcionando, assim, um amortecedor para os ossos.
  • Através da água é possível, ao organismo, arrefecer a sua pele, evaporando a transpiração, evitando, assim, uma perigosa elevação da temperatura interna. Isto é especialmente importante no tempo quente.
 
  TESTE O Seu QI em Hidratação



Resultados
- Se tiver entre 10 e 13 o seu QI da Hidratação é elevado: parabéns, continue por este caminho fazendo cada uma das coisas que aqui são explicitadas.

- Entre 8 e 10: aceitável; deverá rever alguns elementos aqui apresentados que não coincidem com a sua opinião actual. Poderá melhorar substancialmente a sua saúde.

- Inferior a 8: reveja atentamente os aspectos que são focados na edição da S&L de Março 2008 e prepare-se para garantir uma vida abundante.


Calcule sua Necessidade Hídrica Diária

1. Anote o seu peso actual.

2. Divida-o por 32 para determinar quantos litros de água deverá beber.


Exemplo:

60 kg

60 dividido por 32 = 1,87 l (= 8 ½ copos)

Portanto, alguém que pese 60 kg precisa de beber 1,87 l de água por dia.



Fonte: Revista Saúde e Lar

Grupo de Gestantes, Paridas e Casais Grávidos do HUB

No Hospital Universitário de Brasília/DF (HUB), mais precisamente no corredor azul do ambulatório, sala 49, está instalado o "Grupo de Gestantes, Paridas e Casais Grávidos", um projeto desenvolvido pela professora-enfermeira Rejane Griboski que tem o objetivo de acolher as gestantes que buscam o serviço de saúde a fim de obter o apoio e suporte para a minimização de suas necessidades e inquietações durante a gestação, parto e pós-parto. 

Rejane Griboski (canto direito) e as monitoras
As reuniões do grupo ocorrem às sextas, das 10 às 12 horas, recebendo as gestantes em qualquer fase do ciclo gravídico, além de paridas e casais grávidos que estão ou não inseridos nesse projeto. Todos são bem vindos e muito bem acolhidos neste ambiente de paz, amor e solidariedade, basta apenas comparecer ao encontro.

As metodologias utilizadas pelo grupo são:
- a escuta solidária aos participantes, os quais relatam sua situação física e psicológica, esclarecem dúvidas, compartilham informações sob orientação de profissionais de saúde;
- o diálogo, onde há trocas de experiências e orientações clínicas; 
- a realização de oficinas, consultas, exames, exercícios físicos destinados à gestante;
- momentos de reflexão e empoderamento da mulher.
- educação perinatal, situação em que os profissionais de saúde disponibilizam informações sobre a idade gestacional, os exames a serem realizados e seus resultados, minimizam dúvidas , inquietações e ansiedades das mulheres relacionadas às mudanças físicas e funcionais do organismo, auto-imagem, dentre outros.


Estabelece-se um ambiente informal,
onde as gestantes sentem-se à vontade.





Rejane dialogando com as gestantes.




 



Gestante realizando exercício físico.


As gestantes sentem-se acolhidas, seguras e empoderadas ao final da interação grupal, pois, segundo elas, no grupo há apoio emocional, psicológico e físico, fator fundamental para uma gestação tranquila e saudável.  

Mitos e Verdades sobre o Câncer'


A própria palavra câncer ainda assusta muita gente, isto porque ainda existem muitas idéias erradas sobre a doença e, infelizmente, a maioria das pessoas ainda pensa que câncer é sinônimo de morte. 
A palavra câncer tem origem latina e significa, literalmente, "caranguejo". Tem esse nome, pois as células doentes atacam e se infiltram nas células sadias como se fossem os tentáculos de um caranguejo.


Vejamos, a partir de algumas dúvidas comuns, o que é mito e o que é verdade em relação ao câncer.



O câncer é contagioso? 
Mito - Mesmo o câncer causado por vírus não é contagioso, ou seja, não passa de uma pessoa para a outra por contágio como ocorre com resfriados, por exemplo. No entanto, alguns vírus oncogênicos, isto é, vírus capazes de produzir câncer, podem ser transmitidos através do contato sexual, de transfusões de sangue ou de seringas contaminadas utilizadas para injetar drogas. 


Desenvolver um câncer é um castigo?


Mito - Há várias causas para o câncer, sobretudo tabagismo, consumo exagerado de álcool, maus hábitos alimentares, sedentarismo que são os principais responsáveis pelos casos de câncer. 



Pessoas afro-descendentes não correm risco de ter câncer de pele?
Mito - Qualquer pessoa pode ter câncer de pele, no entanto aquelas com maior concentração de melanina na pele, como as pessoas  afro-descendentes, apresentam menor incidência de tumores de pele. Embora seja raro, podem ter câncer de pele. Por isso, todos devem proteger-se do sol usando chapéus e filtros solares adequados.  


Câncer de pele é mais comum em pessoas com idade acima de 40 anos?


Verdade - Os efeitos nocivos do sol são cumulativos, por isso é comum que o câncer de pele e suas lesões apareçam após os 40 anos. Entretanto, dependendo da intensidade da exposição ao sol, pessoas abaixo dos 40 anos também podem desenvolver câncer de pele. 


Charutos e cachimbos provocam menos câncer de pulmão que cigarros comuns? 
Mito - Tanto os cigarros como os charutos e fumo para cachimbos consistem em folhas de tabaco secas, além de outras substâncias. Dentre aquelas já identificadas no tabaco e na sua fumaça, 43 são comprovadamente cancerígenas. Como há mais fumantes de cigarros do que de charutos e cachimbos, a ocorrência de câncer por cigarro é maior, no entanto charutos e cachimbos são igualmente perigosos. 


O tabaco causa apenas câncer de pulmão?

Mito
 - O hábito de fumar é a principal causa do câncer de pulmão, laringe, faringe, cavidade oral e esôfago. Também contribui para o surgimento do câncer de bexiga, pâncreas, útero, rim e estômago, além de algumas formas de leucemia. 



A destruição da camada de ozônio aumenta as chances de se desenvolver algum tipo de câncer, principalmente o câncer de pele?

Verdade
 - Com a destruição da camada de ozônio, há o aumento da incidência dos raios UV-B e UV-C sobre a Terra. Os raios UV-B estão diretamente relacionados ao surgimento do câncer de pele e os raios UV-C são potencialmente mais carcinogênicos do que os UV-B. 



A maior incidência de câncer de pele ocorre na cabeça, no rosto e no pescoço?

Verdade
 - Isto porque estas são as áreas mais expostas à radiação. 



O uso de filtro solar protege contra todos os raios ultravioleta?

Mito
 - Nem todos os filtros solares oferecem proteção completa para os raios UV-B e UV-A. Como eles disfarçam os sinais de excesso de exposição ao sol, as pessoas não vêem as queimaduras e continuam se expondo. O problema é que radiações como as infravermelhas não são bloqueadas pelos filtros solares. 




Hipotireoidismo ou hipertireoidismo podem ser sintomas do câncer de tireóide?


Mito - Todas as pessoas que têm alguma alteração na atividade da tireóide devem consultar um médico e realizar os exames para verificar a causa desta alteração. Nesta avaliação, a ultra-sonografia pode detectar um nódulo. E muitos nódulos da tireóide são benignos. 

Andar muito de avião ou ficar sempre perto de antenas de celulares aumenta o risco de desenvolver câncer?
Mito - Não há nenhuma comprovação científica de que radiação de celulares, microondas, aviões possa causar tumores. Telefones celulares emitem doses pequenas de radiação eletromagnética. Até o momento, os estudos feitos para determinar a relação dessa radiação com o aparecimento de câncer não mostraram nenhuma evidência de que isso ocorra, mas o assunto permanece “em aberto” e mais pesquisas são necessárias para se chegar a uma conclusão. Convém ressaltar que radioatividade em altas concentrações representa riscos para desenvolver um câncer. 


Alimentos cozidos em forno de microondas podem provocar câncer?


Mito - As microondas não tornam o alimento radioativo, nem apresentam risco de exposição à radiação desde que usadas de acordo com as instruções. A exposição a altas doses de radiação por microondas pode ocasionar queimaduras ou cataratas nos olhos, mas a pequena quantidade que pode vazar de um forno caseiro não causa problemas. 


O câncer de próstata causa diminuição de virilidade? 


Mito - O toque retal não afeta o desempenho sexual de quem é submetido ao exame. Se a doença for descoberta ainda no início, o tratamento não influenciará a atividade sexual do paciente. Portanto não haverá riscos de perda de apetite ou desempenho sexual. 
A freqüência sexual interfere na ocorrência de câncer?
Mito - Imaginar que uma vida sexual mais ou menos ativa influencia a ocorrência da doença. Especialistas afirmam que não há relação alguma entre a freqüência sexual e o surgimento de câncer. Cabe aqui informar que a atividade sexual não ajuda a proteger as mamas contra o câncer. O que pode protegê-las contra doenças mamárias é a gravidez e a lactação. 


Se eu faço o auto-exame de mamas todos os meses não preciso fazer mamografia?


Mito - Normalmente, se você fizer o auto-exame todos os meses e visitar seu médico anualmente, uma mamografia por ano é suficiente. Nem o auto-exame, nem o exame médico, nem a mamografia são eficientes sozinhos. Alguns cânceres de mama são detectados apenas com a mamografia. Outros são detectados apenas com exame médico, por esta razão, a American Cancer Society (ACS) recomenda a mamografia, junto com o auto-exame e o exame físico feito por um profissional de saúde.  


Anemia transforma-se em leucemia?
Mito - A leucemia causa anemia, devido à diminuição do número da fabricação das células vermelhas. Quase todas as crianças que têm leucemia apresentam anemia. Mas nem todas as que têm anemia vão desenvolver leucemia. A anemia tem diversas causas como o excesso de menstruação e má alimentação. 


Amamentar protege o peito do câncer de mama?

Verdade - Quando o bebê mama, as células mamárias ficam ocupadas com a produção de leite e se multiplicam menos, o que reduz o risco de contrair a doença. 






Fonte: Equipe Oncoguia -  http://www.oncoguia.com.br

Rafael Kaliks (Oncologista Clínico)
Diretor Científico
 Mateo Sainz Yaksic (Médico)
Coordenador de Projetos
 Regina Liberato (Psico-Oncologista)
Coordenadora de Programas Multiprofissionais

Combate à Hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, causada por uma bactéria chamada  Mycobacterium leprae. Essa doença não é hereditária e seu agravamento depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. Apresenta vários sintomas, incluindo lesões na pele em virtude da danificação dos nervos pela ação dessa bactéria. 

Em dezembro de 2005, o Ministério da Saúde registrou 27.313 destes casos no Brasil, sendo que a maior concentração de casos está nas regiões Norte e Centro-Oeste. O Maranhão foi o estado que mais notificou (4.721), seguido de Pará (4.687) e Mato Grosso (3.187).


Mycobacterium leprae (pequenos
bastonetes vermelhos), o agente causador da hanseníase

Modo de transmissão
O contágio é exclusivamente entre os seres humanos. Os pacientes contaminados e sem tratamento eliminam as bactérias das secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro. O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite a doença. Além disso, a maioria das pessoas que entram em contato com estas bactérias não desenvolve a doença, somente um pequeno percentual, em torno de 5% das pessoas adoecem. 
Isso ocorre porque fatores ligados à genética humana são responsáveis pela resistência ou pela suscetibilidade. O tempo decorrido entre a exposição ao agente etiológico e o aparecimento dos sinais e ou sintomas da doença  é bastante longo, variando de três a cinco anos.

Sinais e sintomas
1.     Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades;
2.     Manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;
3.     Áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da sudorese;
4.     Caroços e placas em qualquer local do corpo;
5.     Diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).


Manchas e caroços pela pele.

Na suspeita da doença, o que fazer?
Procurar, o mais rápido possível, a unidade de saúde mais próxima de sua residência para ser examinado pelo médico. Com o Sistema Único de Saúde (SUS), as atividades de diagnóstico, tratamento e controle da hanseníase são feitas em toda a rede básica de saúde, não sendo necessários o encaminhamento e o deslocamento do usuário.


Diagnóstico
É baseado no exame da pele e dos nervos e na história epidemiológica. Excepcionalmente são necessários exames complementares laboratoriais como a baciloscopia ou biopsia cutâneas.


Tratamento
A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento é gratuito, via oral, constituído pela associação de duas ou três drogas. 


Complicações
A evolução da doença pode agravar os sinais e sintomas iniciais manifestando febre alta, dor no trajeto dos nervos (principalmente nos braços, pernas e olhos), aparecimento de lesões na pele tipo placas edemaciados, quadro que é conhecido por reação hansênica. 
Nesta eventualidade o paciente deve procurar, o mais rápido possível, a unidade de saúde para ser avaliado e iniciar o tratamento anti-reacional. 


Profilaxia e prevenção
Não existe vacina específica – o M. leprae não cresce em nenhum meio de cultura conhecido o que dificulta a produção da vacina. A prevenção baseia-se no exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicilio com o portador da doença e em educação em saúde com divulgação dos sinais e sintomas da doença através de todos os meios de comunicação, para toda a população.

Dia Mundial do Combate à Hanseníase - 30 de janeiro!






Fonte: Fiocruz