HIV / Aids


O HIV ou Vírus da Imunodeficiência Humana é o causador da Aids, uma síndrome (variedade de sintomas e manifestações) decorrente da infecção crônica manifestada pela ação desse vírus no organismo. O HIV ataca o sistema imunológico, comprometendo seu funcionamento e deixando o corpo desprotegido contra agressões externas por demais microorganismos patógenos e mais vulnerável a alguns tipos de câncer. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+, o qual tem o seu DNA alterado pelo vírus para fazer cópias de si mesmo e se multiplicar. Em seguida, ocorre o rompimento do linfócito com a liberação de milhares de vírus que colonizam outros linfócitos para continuar a infecção.
O período de incubação do vírus no organismo pode variar de 3 a 10 anos entre a contaminação e o aparecimento de sintomas sugestivos de aids.
A Aids é uma das DST mais graves e, embora tenha tratamento, até o momento, não tem cura.

A pessoa ao se infectar com o HIV passa a ser portadora do vírus (infecção pelo HIV). Como o vírus se multiplica ao longo dos anos, destruindo celulas específicas do sistema imunológico, a pessoa fica fraca e desprotegida. Algumas doenças podem "aproveitar"essa oportunidade para atacar o organismo, levando à ocorrencia de infecções chamadas "oportunistas". Isso indica que a pessoa desenvolveu a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (aids).


Transmissão

As principais formas de transmissão do HIV no mundo são a sexual, a sanguínea e a perinatal (transmissão da mãe para o filho durante a gestação, parto ou aleitamento materno). Além dessas maneiras, pode ocorrer também a transmissão ocupacional, ocasionada por acidente de trabalho em profissionais de saúde que sofreram ferimentos com instrumentos pérfuro-cortantes contaminados com sangue de pessoa infectada pelo vírus HIV.

Assim Pega - Situações de Risco:
- sexo oral sem proteção
- sexo vaginal e anal sem camisinha
- uso compartilhado de agulhas e seringas
- da mãe infectada para o filho, na gravidez, parto ou amamentação.

Assim NÃO Pega: 
- através de picadas de insetos
- em doação de sangue
- na piscina
- no convívio social do dia-a-dia (trabalho, escola, etc)
- no vaso sanitário ou assentos de ônibus
- copos, pratos e talheres
- nos bebedouros
- pelo aperto de mão, abraço
- pela tosse, espirro ou suor.



Sintomas e sinais que costumam aparecer quando a aids se manifesta:

- febre persistente
- diarréia com duração prolongada
- perda de peso involuntária
- doenças mais graves como tuberculose, alguns tipos de câncer, dentre outras.
Com o aparecimento desses sintomas, faz-se necessário iniciar o tratamento com uma combinação de medicamentos conhecidos como anti-retrovirais. Esses medicamentos diminuem a quantidade de vírus circulantes no organismo e, assim, fortalecem o sistema imunológico, mas não curam. Com esse tratamento, pode-se melhorar a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV / Aids.


Prevenção

Os preservativos masculino e feminino usados de forma correta e frequente são barreiras efetivas contra a exposição das secreções como sêmem e fluidos vaginais bloqueando as vias de acesso a uma infecção por HIV e outras DST. O SUS distribui preservativos gratuitamente para a população, mais um motivo para se proteger! Além disso, deve-se evitar o compartilhamento de seringas e agulhas. As mães portadoras do vírus devem realizar acompanhamento médico para evitar a transmissão perinatal da doença. 

Saiba como usar a camisinha do jeito certo:

IMPORTANTE:
Todo portador do HIV deve fazer acompanhamento médico para evitar o surgimento da aids. Por isso é importante fazer o TESTE.


O teste de aids é gratuito, sigiloso e um direito seu!

Saber se tem o HIV precocemente permite começar o tratamento no momento certo e ter uma melhor qualidade de vida. Além disso, mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.
O teste de aids não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame. Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Por conta disso, é melhor fazer o exame após esse período.

Os testes para detectar o vírus HIV são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sigilosa e gratuitamente. Os laboratórios da rede particular também realizam. Nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), que são unidades da rede pública, os exames podem ser feitos inclusive de forma anônima.
Ao receberem o resultado, os pacientes passam por um processo de aconselhamento, feito de forma cuidadosa, com o objetivo de facilitar a interpretação do resultado pelo paciente.
Se você passou por situações de risco, procure um centro de saúde que realize o teste.

Sua saúde vale muito!





É POSSÍVEL VIVER COM O HIV E A AIDS.
Entretanto, é importante tratar e prevenir para não adquirir outras infecções, assim como não transmitir o HIV para outras pessoas.
USAR CAMISINHA EM TODA RELAÇÃO SEXUAL É IMPRESCINDÍVEL! 


Fonte: Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais - Ministério da Saúde.