Parto Domiciliar - O Florescer da Vida


A equipe Hanami é formada por enfermeiras e médicos especializados em obstetrícia que contemplam o nascimento em âmbito domiciliar, como um evento (momento) singular, de extrema felicidade e beleza, onde preparam um ambiente perfeito para a chegada do novo bebê, propiciando empoderamento e felicidade a mulher e seus acompanhantes através de consultas de enfermagem pré-natal, assitência ao parto domiciliar ou acompanhamento do nascimento no hospital e pós-parto. 

O parto domiciliar é um direito e uma opção para as mulheres e para as famílias.
Parir dessa maneira é seguro e viável, quando a mulher segue uma gestação de  baixo risco e é acompanhada por um profissional qualificado (um médico ou uma enfermeira obstétrica, ambos especializados). A família reunida em seu próprio ambiente vive junto uma experiência e tece ligações entre seus membros para sempre.
Esse tipo de parto é indicado para a gravidez de baixo risco, entre 37 e 42 semanas de gestação, para mulheres, casais e famílias que desejam uma vivência plena em um ambiente tranquilo e familiar no momento do parto. Além disso, a gestante deve ter um acompanhamento pré-natal feito devidamente feito por profissionais especializados.
Para todas as mulheres de gestações de baixo risco, em países e áreas onde é possível estabelecer um serviço de parto domiciliar, com um hospital equipado e de suporte, deve ser oferecida essa possibilidade de parto, e elas precisam ser informadas da qualidade das evidências para guiar sua escolha.

 
Construindo um Parto Domiciliar

Essa chama do parto domiciliar deve ser acesa dentro de um querer da gestante por um parto mais ativo e consciente. O parto domiciliar não pode ser imposto por pessoas amigas e familiares.
Ao decidir por um parto domiciliar, as mulheres buscam informações e chegam até o profissional através de contatos com outras mulheres que já tiveram seus bebês em casa, através de sites, grupos de gestantes ou pelo próprio médico obstetra.
Cada profissional tem sua própria dinâmica. A equipe Hanami começa as consultas pré-natais semanalmente no domicílio a partir da 37 semana de gestação até o nascimento do bebê, partindo do princípio de que se trata de uma gestação de baixo risco. Diante disso, é realizado o que se chama de "Pré-Natal Sensível", momento em que são esclarecidas as questões emocionais que envolvem todo o processo de nascimento, conhecendo o contexto/ambiente em que os pais estão inseridos, respeitando as crenças e valores, além de construir um laço de confiança e amizade que facilitará o bom andamento do parto domiciliar.


Tipos de Partos Domiciliares

Em princípio, não existem restrições de posicionamento da mulher para o parto domiciliar. Geralmente a gestante escolhe a posição que mais lhe proporcione conforto para o momento do parto.
Partos de cócoras, na água, deitada, de lado, de quatro apoios e ajoelhada têm sido muito comuns. Qualquer posição que a mulher escolher será respeitada.


O que é Necessário para o Parto Domiciliar

Como cada profissional tem sua maneira de trabalhar, a equipe Hanami leva o material necessário para o atendimento do parto domiciliar, incluindo equipamentos para situações de eventual emergência, métodos não farmacológicos para o alívio da dor, bola suíça, piscina e acessórios para montá-la, banco para parto de cócoras, dentre outros.


Equipe Hanami - Florianópolis/SC 
Entrar em contato com a equipe quando completar 35 semanas.



Referência: Texto retirado da Cartilha "O Florecer da Vida - Parto Domiciliar Planejado" elaborada pela Equipe Hanami e do site http://www.partodomiciliar.com/