Fitoterápicos e Fitoterapia: Características e Potencialidades

Esses medicamentos, produzidos a partir de extratos padronizados de plantas medicinais, vêm sendo utilizados no tratamento de diversas doenças, como ansiedade, depressão, aumento do colesterol e triglicerídeos, diabetes, obesidade, aumento benigno da próstata e muitos outros, com redução dos efeitos colaterais e adversos, melhora do funcionamento do organismo sem causar dependência ao usuário. 


O que são medicamentos fitoterápicos?
 São medicamentos produzidos com extratos vegetais de partes de plantas, sem isolamento dos princípios ativos, ou seja, utilizando a totalidade das substâncias encontradas na parte da planta adequada, tambem chamada de fitocomplexo. 

Quais problemas de saúde jásão tratados com fitoterapia no Brasil?
Diversas doenças já têm tratamento pela fitoterapia. Além das mencionadas acima, ainda podemos citar outras como insônia, dispepsias, Síndrome do Intestino Irritável, Tensão Pré-Menstrual (TPM), artrites e artroses, alergias e imunodeficiência, além de tratamento coadjuvante em algumas patologias de difícil tratamento como o câncer e a AIDS.

Quais os benefícios dos fitoterápicos e da fitoterapia para os pacientes?
Os maiores benefícios estão relacionados à baixa incidência de efeitos colaterais e adversos, associados aos fitoterápicos. Este tipo de medicamento regula e estimula sistemas e funções orgânicas, além de melhorar a performance do organismo, praticamente sem causar tolerância e dependência. 
Já os medicamentos convencionais (alopáticos), são mais eficazes no combate a microorganismos e outros agentes externos e na inibição de sinais e sintomas. 
Em diversas situações clínicas pode-se associar fitoterápicos e alopáticos no sentido de aumentar a efi cácia dos tratamentos convencionais e/ou reduzir a toxicidade causada pelos medicamentos alopáticos. Esta combinação dos dois tipos de medicamentos atua, simultaneamente, a favor do organismo e contra a doença, como nos casos de câncer, AIDS e tuberculose, por exemplo, aumentando a eficácia e reduzindo os efeitos adversos dos medicamentos convencionais.

Onde posso encontrar os medicamentos fitoterápicos e quais os cuidados que devo ter ao adquirir estes produtos?
Os medicamentos fitoterápicos podem ser encontrados nas farmácias e drogarias e, os extratos, nas farmácias de manipulação. 
No caso dos medicamentos fitoterápicos vendidos em farmácias e drogarias, devemos observar o número de registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), impresso na embalagem. Este registro sempre vem acompanhado da sigla do Ministério da Saúde (MS), seguido de uma numeração. Já os produtos manipulados, devem ser adquiridos em farmácias de manipulação especializadas e prescritos por profissionais habilitados.
Evite a compra de fitoterápicos em sites pela internet, podem ser produtos fraudados e sem o devido controle de qualidade.

Evite também a automedicação, mesmo com fitoterápicos, porque qualquer tratamento deve ser precedido de uma adequada avaliação do paciente e seu quadro clínico, e a partir de um correto diagnóstico.


Converse com seu Médico !

Fonte: Revista Medicando - 1ed