A importância do Café-da-manhã: saúde e boa forma


A alimentação adequada é resultado do que é ingerido durante todo o dia. Assim, a soma dos alimentos que compõem as refeições irá fornecer - ou não - nutrientes na quantidade recomendada para que o organismo funcione adequadamente.

Os alimentos devem ser distribuídos em, pelo menos, cinco refeições por dia para que possa haver variedade alimentar e, com isso, maior quantidade de nutrientes, além de evitar a concentração de substâncias em poucas refeições o que prejudicaria a absorção das mesmas.

Entre essas refeições que compõem a alimentação, qual é o papel e importância do café da manhã?

Entre a última refeição do dia e a primeira (desjejum), há um longo período de jejum durante a noite. Isso significa que o organismo, depois de esgotada a principal fonte de energia, a glicose, passa a utilizar o glicogênio estocado principalmente no fígado para continuar produzindo energia. Mas por quê produzir energia se estamos dormindo? Durante o sono, o organismo continua trabalhando, em um ritmo menor, mas ele mantém as funções básicas como respirar, o funcionamento cardíaco, circulação do sangue, entre outros. Todas essas funções precisam de energia para serem realizadas. 

Pela manhã, ao acordar, é necessário repor os nutrientes e a energia que foram gastos durante a noite para que tenhamos disposição para realizar as tarefas diárias. Isso significa, que o café da manhã fornecerá os nutrientes para que possamos realizar os trabalhos do dia a dia, influindo no rendimento diário. 

Aos que desejam emagrecer, saibam que deixar de fazer esta primeira refeição pode levar a níveis mais elevados de fome durante o dia, com isso, você acaba escolhendo alimentos pesados e que saciem o apetite rapidamente como bolachas, biscoitos, salgados, chocolates e doces em geral, colaborando para o ganho de peso. Além disso, quem fica muito tempo em jejum corre o risco de comer exageradamente na hora do almoço. Se isso vira hábito, os quilos extras são inevitáveis, bem como problemas cardiovasculares e diabetes. 
Em contrapartida, um café da manhã sem excessos e consumido no horário correto contribui para a reeducação alimentar e para o sucesso do regime.

  
Estes foram alguns motivos sobre a importância de se tomar um bom café da manhã. Mas afinal, o que seria um bom café da manhã? Aí vai de acordo com as diversas culturas: algumas regiões costumam comer pão com manteiga e café com leite. Outras preferem ovos com bacon e salsicha, além de café com leite. Já outras preferem um bom café-da-manhã regado a uma variedade de frutas e pães integrais. Essa última opção é a mais interessante por haver uma maior variedade de alimentos saudáveis.

Veja na tabela abaixo alguns dos alimentos consumidos durante do desjejum e os nutrientes que eles fornecem para o corpo: 


Café da manhã a principal refeição do dia
A combinação desses alimentos fornecem uma refeição importante para iniciar o dia. Preferências à parte, se quiser zelar por sua saúde, nunca deixe de deliciar-se com um bom café da manhã. Não deixe de praticá-lo alegando falta de tempo, porque se você não achar tempo agora para cuidar da sua saúde, depois necessitará achar tempo para cuidar da sua doença. 




Fonte: