Um Dele e um Dela: Preservativos Masculinos e Femininos


Não há como negar: Usar camisinha durante a relação sexual é a melhor e mais segura maneira de se proteger contra DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), inclusive a Aids! Além disso, é um bom método de prevenção da gravidez, pois o preservativo impede o contato com o sangue, o esperma e a secreção vaginal. Dessa forma, a camisinha deve ser sua maior aliada em todas as relações sexuais!  



Vale a pena usar preservativo porque:

1. É higiênico

É a forma mais confiável de se transar. Previne doenças sexualmente transmissíveis e gravidez.


2. Não tem contra-indicações
A camisinha não possui efeitos colaterais. Os casos de alergia a látex são muito raros e, para estas pessoas, há sempre os preservativos feitos com poliuretano.


3. Tem para todos os gostos
Com maior ou menor espessura, com lubrificante ou não, com cores diferentes, texturas, sabores ou até tocando música, a camisinha pode se transformar em um componente altamente divertido da relação sexual. Desde que, claro, se tenha a certeza de que ela é segura. Acima de tudo, porém, o uso da camisinha obriga as pessoas a pensarem na necessidade de praticar o sexo com responsabilidade, o que acaba se refletindo em todos os aspectos de sua vida sexual e amorosa. Seja um testador dos diferentes tipos de camisinha, assim você se protege e se diverte!! 

Onde pegar ?!

O preservativo masculino, assim como o feminino, é distribuído gratuitamente em toda a rede pública de saúde e em algumas escolas parceiras do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. Caso você não saiba onde retirar a camisinha, ligue para o Disque Saúde (136) e se informe.




CAMISINHA MASCULINA

O preservativo masculino ou camisinha é uma capa de borracha (látex) que, colocada corretamente sobre o pênis, evita a transmissão de aids, hepatites virais e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST). Serve, também, para evitar a gravidez. 

Por que a camisinha masculina estoura?
  • más condições de armazenamento;
  • não observação do prazo de validade;
  • danificação da embalagem;
  • sexo anal sem lubrificação adequada;
  • uso de lubrificantes oleosos em vez de aquosos;
  • presença de ar e/ou ausência de espaço para recolher o esperma na extremidade do preservativo;
  • tamanho inadequado do preservativo em relação ao pênis;
  • retirada do pênis sem que se segure firmemente a base do preservativo;
  • uso de dois preservativos (devido à fricção que ocorre entre eles);
  • uso de um mesmo preservativo durante coito prolongado.
  • Atente-se à adequada maneira de uso do preservativo e evite danos!


Como utilizar o Preservativo Masculino:






CAMISINHA FEMININA
A camisinha feminina também serve para se prevenir contra a aids, hepatites virais e outras doenças sexualmente transmissíveis. Assim como a opção masculina, também evita uma gravidez não desejada.  É feita de poliuretano, um material mais fino que o látex da camisinha que envolve o pênis. É, também, mais lubrificada.
A camisinha feminina possui cerca de 15 centímetros de comprimento e oito de diâmetro e possui dois anéis flexíveis (um menor e o outro maior). O anel menor é móvel e fica na extremidade fechada, servindo de guia para a colocação da camisinha no fundo da vagina. O segundo (anel maior), na ponta oposta, é aberto e cobre a vulva (parte externa da vagina).
Há muitas pessoas que criam estigmas e pré-conceitos acerca da camisinha feminina sem nunca ter sequer experimentado! Este preservativo dá independência à mulher e maior liberdade ao homem, sem abrir mão do sexo seguro. Se você nunca experimentou, o que te impede?! Experimente e tenha sua própria opinião!

Observações:
  • não usar o preservativo feminino junto com o preservativo masculino, pois o atrito e a fricção entre ambos podem favorecer o rompimento. Ou usa só o preservativo masculino ou só o preservativo feminino a cada relação sexual. 
  • ao contrário do preservativo masculino, o feminino pode ser colocado até oito horas antes da relação e retirado com tranquilidade após a relação, de preferência antes de a mulher levantar-se, para evitar que o esperma escorra do interior do preservativo;
  • para colocá-lo corretamente, a mulher deve encontrar uma posição confortável (em pé com um dos pés em cima de uma cadeira, sentada com os joelhos afastados, agachada ou deitada).
  • O anel móvel deve ser apertado e introduzido na vagina. Com o dedo indicador ele deve ser empurrado o mais profundamente possível para alcançar o colo do útero; a argola fixa (externa) deve ficar aproximadamente 3 cm para fora da vagina; durante a penetração o pênis deve ser guiado para o centro do anel externo.
  • Uma vez terminada a relação sexual, a camisinha deve ser retirada apertando o anel externo. Depois, basta puxar o preservativo para fora delicadamente. E a cada nova relação deve-se usar um novo preservativo.

Como usar o Preservativo Feminino:


Cuidados que se devem ter com a Camisinha Masculina e Feminina:
Na hora de comprar e de usar qualquer tipo de preservativo preste atenção na data de validade indicada na embalagem. 
Não utilize preservativos que estejam muito tempo guardados em locais abafados, como bolsos de calça, carteiras ou porta- luvas de carro, pois ficam mais sujeitos ao rompimento. Evite, igualmente, o uso de preservativos sobrepostos, pois também podem se romper com o atrito ou até mesmo se soltar/enrolar. 
Confira outros cuidados importantes:

• O preservativo deve estar sempre disponível, tenha um sempre à mão; 

• Armazene a camisinha em lugar fresco e seco, já que o calor, a luz e a umidade podem danificá-la;

• Certifique-se de que o produto contenha a identificação completa do fabricante ou do importador. É muito importante verificar se a embalagem do preservativo traz o símbolo de certificação do INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, cuja finalidade é comprovar a qualidade do produto. 

• Leia atentamente as instruções contidas na própria embalagem, ou em outro material informativo. 

• Use preferencialmente as camisinhas lubrificadas, que vêm embaladas em pacotinhos quadrados à prova de luz; 

• Também dê preferência a camisinhas que possuam espermicidas, pois eles aumentam a eficácia desse método; 
• Não use lubrificante à base de derivados de petróleo. Se necessitar de mais lubrificação, use lubrificante à base de água (KY gel, geléias ou cremes espermicidas, que ainda aumentam a eficácia da camisinha, glicerina);


Lembre-se: manuseie com cuidado. Unhas, dentes e anéis podem rasgar; não desenrole antes de usar. Além disso, nunca use dois preservativos juntos, pois a fricção e o atrito entre eles durante a relação sexual pode provocar o rompimento. 

Quem viaja, perde a noção
A utilização de drogas, incluindo álcool, maconha, cocaína, crack ou ecstasy, não é uma boa. Você pode perder a noção do risco e esquecer da camisinha, por exemplo. Já o uso de drogas injetáveis é a forma mais arriscada para se contrair o HIV devido o compartilhamento de seringas. 


Basta uma única vez!
Quando não se tem certeza de que há fidelidade na relação, a camisinha deve sempre estar à mão! Uma única vez sem camisinha pode ser o suficiente. Assim, para efeito de prevenção do HIV, não importa onde, com quem ou com quantos você transa. Tanto faz se é com homem, com mulher, por amor, por diversão, ou por dinheiro. Solteiro (a) ou casado (a), não importa se você está apaixonado ou é fiel ao namorado(a) . Muito menos se você é soronegativo, positivo ou ainda não fez o teste anti-HIV. O que importa é transar de forma segura. Exija sempre camisinha. Esse é um comportamento de respeito e solidariedade. É a prova de que você pensa em si mesmo e no outro.


Faça o teste. É gratuito. 

Se você acha que teve um comportamento de risco (fez sexo sem camisinha, compartilhou seringas, etc) faça o teste anti-HIV, de preferência três meses depois do comportamento de risco, tempo necessário para aparecer os anticorpos. Faça preferencialmente na rede pública, que oferece aconselhamento antes e depois do teste. Tente conter a ansiedade e lembre-se de que resultado negativo não é vacina contra a Aids. E se o teste der positivo converse bastante com um profissional de saúde. Procure um grupo de apoio, que pode lhe ajudar a enfrentar a situação.


Localize o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) mais próximo de sua casa e realize o teste anti-HIV, teste de hepatites, etc clicando no link: 


---------------------------------------//---------------------------------------------------

Para maiores informações sobre DST e Aids, acesse o portal do Departamento de DST e Aids - Ministério da Saúde pelo link : http://www.aids.gov.br/ 


Reportagem: 
SUS adquire 20 milhões de camisinhas femininas!



Fontes: