Exercite-se no Trabalho!


A ginástica laboral tem sido de grande utilidade em empresas e locais de trabalho para ajudar na prevenção e no tratamento de distúrbios como Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados com o Trabalho (DORT). Desta forma, seguem alguns exercícios que podem te auxiliar no alívio das tensões musculares produzidas pelo trabalho repetitivo e pela manutenção da mesma postura em um grande intervalo de tempo.
Gym1.psd
Posição em pé: Faça movimentos com a cabeça para a frente e para os lados direito e esquerdo. Gire a cabeça lenta e alternadamente. Relaxe os ombros. Evite movimentar a cabeça para trás, pois pode provocar compressão dos nervos.

Gym2.psd
Posição em pé: Com a ajuda da mão direita, incline a cabeça para o lado direito e depois para o lado esquerdo, com a ajuda da mão esquerda. Mantenha-se em cada posição durante 30 segundos. Repita 4 vezes cada lado. 

Gym3.psd
Posição em pé: Com os braços atrás do seu corpo, entrelace os dedos, mantendo os braços estendidos e os ombros relaxados. A cabeça e o tronco devem ficar retos. Afaste os braços do seu corpo, dentro do seu limite e mantenha-se nessa posição durante 10 segundos. Repita 4 vezes.

Posição em pé: Inspire fundo elevando os ombros e expire soltando-os sobre o corpo. Repita 4 vezes o movimento. Faça movimentos de rotação para a frente e para trás. Repita 4 vezes cada movimento.
Obs.: Aconselha-se fazer estes exercícios todos os dias ou, no mínimo, 3 vezes por semana.

Fonte: Revista Saíde e Lar - Adaptado