Amamentação, Um Ato de Amor!


O leite materno é alimento completo porque:

- contém vitaminas, minerais, gorduras, açúcares, proteínas, todos apropriados para o organismo do bebê;
- possui muitas substâncias nutritivas e de defesa, que não se encontram no leite de vaca e em nenhum outro leite;
- o leite da mãe é adequado, completo, equilibrado e suficiente para o seu filho. Ele é um alimento ideal. É feito especialmente para o estômago da criança, portanto de mais fácil digestão.
- traz vantagens para o bebê, como proteção contra infecções e alergias.

Seu Leite é Forte!

Todo leite materno é forte e adequado para o crescimento e o desenvolvimento do bebê. No primeiro dia, o leite produzido, chamado colostro, é transparente ou amarelado, tem alto valor nutritivo, é suficiente para as necessidades do bebê e age como uma verdadeira vacina, protegendo-o contra doenças. Deve ser dado ao bebê exclusivamente o leite materno nos primeiros 6 meses de vida. Os demais tipos de alimentos e água devem ser inseridos gradualmente na dieta do bebê após os 6 meses.

Posição certa para mamar

Para que o bebê sugue bem, ele deve abocanhar o mamilo (bico do peito) e grande parte da auréola (parte escura do peito), com o corpo voltado para o da mãe (barriga com barriga). Quando a criança pega o peito corretamente, com a boca bem aberta, o leite sai em quantidade suficiente, o bebê engole tranqüilamente, a mãe não sentirá dor nem terá rachadura no peito.

Doe leite materno.

Evite que a mama fique muito cheia e pesada. Se isso acontecer, ferva um frasco de vidro com tampa de plástico por 10 minutos, prenda os cabelos, lave bem as mãos, coloque os dedos onde termina a auréola e aperte várias vezes até o leite sair. Guarde o leite no frasco de vidro, na geladeira (12 horas) ou congelador/freezer (15 dias) ou doe a um banco de leite humano. Para aquecer o leite, use banho-maria. Quando a mãe não estiver em casa, dê o leite materno no copinho ou colher para não prejudicar o aleitamento.

Evite bicos, chupetas, chuquinhas e mamadeiras

Esses produtos prejudicam a amamentação. Os bebês que fazem uso de mamadeiras e chupetas acabam largando o peito. Além disso, esses produtos aumentam o risco de contaminação do leite se não higienizados adequadamente, provocando doenças; atrapalham o aleitamento materno por influenciar na pega correta do peito; podem modificar a posição dos dentes, prejudicando a fala e a respiração.

Cuidado com Medicamentos

As mulheres que estão amamentando só devem tomar medicamentos receitados pelo médico, pois muitos fármacos possuem princípios ativos que podem ser passados da mãe para o bebê através do leite materno, gerando reações adversas.

Amamente!

Recomenda-se que todo bebê seja amamentado exclusivamente no seio materno até os seis meses de vida. Depois, introduza frutas e comidinha na forma de purês e papas gradualmente e continue a amamentação até os dois anos.

Cuide das Mamas!
• Não usar cremes, pomadas, sabão ou sabonete nos mamilos.
• Evitar a retirada do colostro durante a gestação, pois isso pode estimular contrações uterinas.
• A criança mama a aréola e não o bico.
• Nenhum tipo de bico impede a amamentação se o mamilo fica saliente ou se “espicha” quando é puxado.
• Usar sutiã ajuda na sustentação do peito.
Dicas:
- Oferecer o peito logo após o nascimento, ainda na sala de parto, quer seja parto normal ou cesária, porque estimula a produção e descida do leite.
- Oferecer o peito sempre que o bebê quiser, de dia ou de noite, ou seja, sob livre demanda, porque quanto mais o bebê mamar, mais leite o peito produz.
- Oferecer um peito até o bebê soltar e depois oferecer o outro. Não interromper a mamada, é importante dar de mamar até o bebê soltar, para que ele receba o leite do final da mamada, que é mais rico em gorduras. O leite do início “mata” a sede e protege o bebê, o do final “engorda”.  Na próxima mamada, começar com o peito que o bebê sugou por último na mamada anterior, ou no que não mamou.
- Se for preciso interromper a mamada, a mãe deve colocar a ponta do dedinho no canto da boca do bebê para que ele solte o peito sem machucar.
- Para o bebê arrotar, a mãe, o pai ou outro familiar deve levantá-lo e apoiar a cabeça no seu ombro e fazer uma leve massagem nas costas. É importante a participação da família neste momento.

Referência:
Hospital Monte Sinai : http://www.hospitalmontesinai.com.br
Ministério da Saúde: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1251
 Fonte das imagens: mundodaluha.blogspot.com.br


Texto por Iedda Carolina. Publicado Origalmente no site www.vitriners.com.br