A Inveja

A inveja é uma tendência muito comum e exerce efeitos nocivos sobre a saúde física e mental. Manifesta-se desde uma idade muito tenra (já está presente numa criança de 8-10 meses) e, com os anos, tende a permanecer, embora as pessoas a ocultem por a considerarem inaceitável. 

Estes são alguns comportamentos típicos do invejoso:
• Deseja com intensidade possuir as qualidades ou os pertences de outros.
• Costuma contar com algum plano íntimo para conseguir aquilo que inveja.
• Experimenta uma atitude negativa para com a pessoa invejada.
• Alegra-se com os fracassos do outro e entristece-se com os seus sucessos.
• Usa o sarcasmo (ou, às vezes, o silêncio) para com a pessoa invejada.
• Difama o invejado.
• Tende a perceber os seus próprios sucessos como algo insignificante.
• Tende a perceber os sucessos dos outros de forma exagerada. 

Há pessoas que mostram admiração por outros e desejam alcançar os êxitos alheios. Isto não tem que implicar inveja. Na verdade, pode ser um estímulo para alcançar grandes objetivos. E pode ser uma forma saudável de canalizar a inveja. O excesso desta atitude é o que constitui o perigo. 
 
Como vencer a inveja ?
Afastar a inveja enraizada durante anos de hábito leva tempo e requer constância, mas pode conseguir-se com um plano de pensamento e ação que inclua os seguintes componentes: 

1. Deleite-se naquilo que é seu. O que somos ou temos é sempre relativo ao ser comparado com o dos outros. Não olhe com cobiça para quem tem mais, pois isso é perigoso. Examine as suas qualidades e pertences, reconheça o seu valor e a felicidade que lhe proporcionam. Isto é positivo, edificante e preventivo da inveja. 

2. Leve a cabo atos altruístas. A inveja combate-se com eficácia através de atos desinteressados em favor, precisamente, do invejado. Parece um passo difícil, mas os seus efeitos contra a inveja são muito claros. O Clemente invejava, com todas as suas forças, um colega de trabalho pela sua segurança pessoal, inteligência e abundância material. Exemplificando: Quando a esposa do companheiro invejado sofreu um acidente, os outros companheiros (incluindo o Clemente) estabeleceram um turno para ajudar a família acidentada. No meio da azáfama, o Clemente sentiu um tal alívio dos seus ataques de inveja que entendeu que este era o método para se livrar desses terríveis impulsos.

3. Inspire-se no sucesso das pessoas. Os êxitos dos outros podem servir de recurso e fonte de motivação para realizar os nossos. Se sente inveja, esforce-se por transformá-la num aliciante para alcançar quotas elevadas, desprovido das emoções negativas que a acompanham. 

4. Fixe objetivos e metas pessoais. Se os seus propósitos e metas estiverem claros, as ações das outras pessoas terão pouca influência. Mas, se não tem um plano de vida, a impressão deslumbrante que lhe causam os outros afetá-lo-á de maneira negativa. 

5. Entenda que há inconvenientes na outra parte. Nos meios rurais diz-se que "a erva é sempre mais verde no prado alheio." Ainda que as qualidades e as posses dos outros o deslumbrem, lembre-se de que o que lhe parece invejável pode ser desagradável.


Julián Melgosa - Doutorado em Psicologia
Fonte: Revista Saúde e Lar