Aprenda a Prevenir o Câncer de Mama.

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Devido a esse aumento crescente na incidência de câncer de mana, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), órgão do Ministério da Saúde responsável por coordenar ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil, convida as organizações governamentais e não governamentais, os profissionais de saúde e toda a sociedade civil a apoiar as recomendações para a redução da mortalidade por câncer de mama no Brasil.


O Instituto recomenda que:
  • Toda mulher tenha amplo acesso à informação com base científica e de fácil compreensão sobre o câncer de mama. 
  • Toda mulher que alerta para os primeiros sinais e sintomas do câncer de mama e procure avaliação médica.
  • Toda mulher com nódulo palpável na mama e outras alterações suspeitas tenha direito a receber o diagnóstico no prazo máximo de 60 dias.
  • Toda mulher de 50 a 69 anos faça mamografia a cada dois anos.
  • Toda mulher saiba que o controle do peso, a não ingestão de álcool, além da amamentação e da prática de atividades físicas, são formas de prevenir o câncer de mama.
  • A terapia de reposição hormonal, quando indicada na pós-menopausa, seja feita sob rigoroso acompanhamento médico, pois aumenta o risco de câncer de mama.

Prevenção

Prevenção do câncer de mama significa diminuir o risco de a mulher apresentar essa doença durante toda a sua vida, eliminando ou diminuindo da exposição aos fatores de risco.

- Por meio da alimentação saudável, atividade física e do controle do peso corporal, é possível evitar 28% dos casos de câncer de mama.

- Consumo excessivo de álcool, uso de contraceptivos orais, excesso de peso, principalmente na pós-menopausa, e terapia de reposição hormonal aumentam o risco de câncer de mama.

- A Terapia de Reposição Hormonal (TRH), principalmente a terapia combinada de estrogênio e progesterona, está associada com aumento do risco do câncer de mama. A cada 10 mil mulheres que fazem uso da reposição hormonal combinada, há aumento de oito casos de câncer de mama. Assim, a sua indicação deve ser discutida com o médico. Nas situações em que a TRH é realizada o risco elevado de desenvolver câncer de mama diminui progressivamente após a sua suspensão.

- A exposição excessiva à radiação ionizante (Raios-X) aumenta o risco de câncer de mama.

- A amamentação exclusiva até os seis meses diminui o risco de câncer de mama.
 
 
Detecção Precoce
 
A detecção precoce do câncer de mama significa identificar o tumor no início de seu surgimento e aumentar as possibilidades de cura. As ações de detecção precoce podem ser oferecidas para mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama (rastreamento), ou para mulheres com sinais e sintomas iniciais de câncer de mama (diagnóstico precoce).

O diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta a sobrevida das mulheres em comparação com o diagnóstico de tumores em fase avançada.O rastreamento diminui a mortalidade em cerca de 30% nas mulheres entre 50 e 69 anos. Quanto maior for o percentual de mulheres nessa faixa etária que realizam a mamografia de rastreamento periodicamente, maior será o impacto na redução da taxa de mortalidade.

Na faixa etária de 50 a 69 anos, a mulher deve fazer uma mamografia a cada dois anos, pois o risco de câncer de mama aumenta com a idade. A qualidade da mamografia tem implicações na redução da mortalidade por câncer de mama. Programas de qualidade em mamografia garantem imagens radiográficas de alto padrão com doses mínimas de radiação.


Tratamento e Cuidados Paliativos

O tratamento adequado é parte fundamental das ações de controle do câncer de mama, com impactos na sobrevida. Habitualmente, o tratamento do câncer de mama envolve cirurgia, radioterapia e quimioterapia/hormonioterapia e deve ser realizado por equipe multidisciplinar em serviços especializados.
Geralmente, quanto menor o tamanho do tumor no momento do diagnóstico, maior a probabilidade de cura e de realização de uma cirurgia conservadora, e menor a necessidade de intervenções e do uso de drogas, o que reafirma a importância das ações de detecção precoce.

Cuidados paliativos são uma continuidade do tratamento oncológico. Devem ser fornecidos a pacientes com câncer de mama avançado, desde seu diagnóstico, visando o adequado controle de sintomas, por meio de suporte clínico, emocional, social e espiritual. Para o alcance de melhor qualidade de vida, familiares e cuidadores são envolvidos nos cuidados e também recebem suporte de uma equipe interdisciplinar.


Autoexame das Mamas




Realize o autoexame de 5-7 dias após a menstruação. Se você não tem fluxo, marque um dia no mês e realize o autoexame sempre neste dia.
Lembre-se que o exame das mamas feita pela própria mulher não substitui o exame físico realizado pelos profissionais de saúde (médico ou enfermeiro) qualificados para essa atividade, por isso visite anualmente o ginecologista ou o mastologista. 


Fonte: Instituto Nacional de Câncer (INCA)