Cuidado ele é mal, possui 6 patas e o pente fino cata!





A pediculose é uma infestação causada pelo Pediculus humanus capitis (piolho do couro cabeludo) e por outras espécies de Pediculus.
Com a volta às aulas, o piolho do couro cabeludo passa a ser um tema recorrente nas escolas infantis, pois essa infestação gera muito incômodo, preconceito e, se não tratada, pode se transformar em uma contaminação em massa.





 Características do Piolho
O piolho da cabeça é um inseto que possui de 3 a 5 mm, 6 patas com garras que facilitam sua locomoção pelos fios de cabelo; antenas curtas, ausência de asas e perfura a pele do couro cabeludo para se alimentar de sangue.
São muito bem adaptados, pois seus ovos (lêndeas) já foram encontrados em múmias egípcias de 5.000 anos atrás.
É conhecido que uma fêmea pode colocar entre 50 a 250 ovos durante a sua vida adulta, que dura entre 3 a 4 semanas. Esses ovos, também conhecidos por lêndeas, são firmemente colados nos fios de cabelo e ficam encubados por um período de 6 a 9 dias, saindo dele um
piolhinho ainda sexualmente imaturo, chamado de NINFA, o qual levará cerca de 10 dias para atingir o tamanho de um piolho adulto como pode ser observado na figura abaixo que ilustra o ciclo de vida de um piolho.




 - Sinais 
Dependendo do grau de infestação, há a manifestação de diferentes sintomas como coceira, irritação e formação de feridas no couro cabeludo, as quais ajem como porta de entrada para infecções bacterianas. Esse incômodo gerado pode ainda ocasionar insônia e dificuldade de concentração e, em casos graves de infestação, dores de cabeça com inflamação dos linfonodos do pescoço. Diante disso, nota-se a importância do tratamento dessa pediculose. 






- Formas de Contágio
Como o piolho não possui a capacidade de voar ou pular de uma cabeça para outra, as formas de contágio se dá através do contato direto cabeça/cabeça ou pelo compartilhamento de objetos como bonés, pentes ou escovas de cabelo, travesseiros, presilhas de cabelo, dentre outros. Como o piolho é leve, ele pode ser levado pelo vento e cair na cabeça de outra pessoa.

- Métodos de Eliminação do Piolho.
O método mais recomendado é a catação manual associada ao uso do pente fino diariamente. Entretanto, existe algumas receitas da vovó que aparentemente funcionam, um exemplo é a aplicação de solução salina com vinagre nos cabelos.
Além disso, há disponíveis nas farmácias, os produtos piolhicidas na forma de shampoos, loções e sabonetes, os quais devem ser prescritos pelo médico, uma vez que podem gerar reações alérgicas. Recomenda-se também o uso individual dos objetos previamente listados acima como forma de conter a transmissão ou de evitar a recontaminação.

*É terminantemente PROIBIDO utilizar inseticidas como NEOCID, BAYGON e afins no tratamento piolhicida, pois estes produtos causam alergia e intoxicação.

Fonte: Apostila Controle da Pediculose. Unicamp, 2000. NEVES, David Pereira. Parasitologia humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2004.