O Perigo na Cozinha!



Um verdadeiro criadouro de fungos e bactérias pode ter se instalado na cozinha de sua casa. Mas os riscos de contrair uma infecção por bactérias que causam doenças podem ser reduzidos em até 99% se algumas práticas cotidianas passarem a ser adotadas. Se ligue nas dicas!!

Aposente o pano de prato e o pano de secar a pia.
Esses tecidos apresentam condições ideais para as bactérias se proliferarem, principalmente quando ficam úmidos por muito tempo. Utilize o rodo de pia, as toalhas de papel para secar as mãos durante o preparo de alimentos e o escorredor de prato.

Substitua os utensílios de madeira (tábua de carne, colheres e rolo de madeira) por objetos de plástico ou metal.
A madeira acumula matéria orgânica e absorve umidade, o que é favorável para a multiplicação das bactérias. Além disso, não há como desinfetar objetos a base de madeira porque a umidade fica retida neles.

Utilize lixeiras de pedal na cozinha em vez de lixeiras de pia.
Durante a preparação dos alimentos, fatalmente, você vai precisar abrir a tampa da lixeira de pia, contaminando as mãos e consequentemente os alimentos.

Evite consumir ovos crus (maionese caseira e ovo frito com gema mole).
Ovos crus podem apresentar na gema a bactéria Salmonella, que provoca infecção intestinal.

Não use vinagre para desinfetar frutas e verduras.
Esse produto não é recomendado para essa função. Nesse caso, a melhor opção é a água sanitária. Mas fique atento, existem vários tipos desse produto a venda no supermercado e nem todos podem ser usados em alimentos, por isso é preciso ler o rótulo antes para saber qual é o indicado. Além disso, siga à risca as instruções sobre a quantidade de água a ser aplicada, ou sua família pode correr o risco de sofrer uma intoxicação.

Não é preciso esperar a comida esfriar para guardar na geladeira.
Isso era feito antigamente porque as geladeiras não conseguiam refrigerar o pote quente com facilidade. Hoje, não é mais necessário e ainda é mais recomendado guardar a comida ainda quente para que as bactérias não tornem-se metabolicamente ativas à temperatura ambiente na superfície do alimento. Não guarde a panela de comida na geladeira, pois ela não veda direito o alimento e leva muito tempo para ser refrigerada.

O descongelamento de comida deve ser feito dentro da geladeira.
O descongelamento de carnes deve ser feito dentro da geladeira ao ser colocado na prateleira de baixo. Evite descongelar à temperatura ambiente durante toda a noite ou então descongelar na água, pois esse ambiente, nessas condições, pode servir como um criatório de micróbios. Em situações de emergência, é preferível preparar o alimento congelado, tomando cuidado para que ele seja totalmente aquecido, até mesmo o centro, que costuma demorar mais tempo para descongelar.

Organize sua geladeira.
Produtos prontos para ser consumidos devem ficar nas prateleiras de cima;
os quase prontos, ou seja, aqueles que vão precisar ser cozidos antes do consumo ficam no meio; e os alimentos crus (carnes ,frango) que serão descongelados devem ser colocados na prateleira de baixo. Isso serve para que um alimento que esteja descongelando não possa contaminar aquele pronto para consumo.

De olho nas Compras.
Leia sempre os rótulos, verifique nas embalagens a data de validade e confira os carimbos de aprovação dados pela Vigilância Sanitária ou outro orgão fiscalizador. Evite as latas que estejam amassadas, estufadas ou enferrujadas. Quanto aos congelados, o ideal é que eles estejam completamente duros e as caixas não podem estar molhadas ou deformadas.


Através de cuidados simples, você mantém sua cozinha livre dos germes que causam doenças!

......
(fonte: http://www.unb.br/noticias/bcopauta/index2.php?i=350)