Grupo de Gestantes, Paridas e Casais Grávidos do HUB

No Hospital Universitário de Brasília/DF (HUB), mais precisamente no corredor azul do ambulatório, sala 49, está instalado o "Grupo de Gestantes, Paridas e Casais Grávidos", um projeto desenvolvido pela professora-enfermeira Rejane Griboski que tem o objetivo de acolher as gestantes que buscam o serviço de saúde a fim de obter o apoio e suporte para a minimização de suas necessidades e inquietações durante a gestação, parto e pós-parto. 

Rejane Griboski (canto direito) e as monitoras
As reuniões do grupo ocorrem às sextas, das 10 às 12 horas, recebendo as gestantes em qualquer fase do ciclo gravídico, além de paridas e casais grávidos que estão ou não inseridos nesse projeto. Todos são bem vindos e muito bem acolhidos neste ambiente de paz, amor e solidariedade, basta apenas comparecer ao encontro.

As metodologias utilizadas pelo grupo são:
- a escuta solidária aos participantes, os quais relatam sua situação física e psicológica, esclarecem dúvidas, compartilham informações sob orientação de profissionais de saúde;
- o diálogo, onde há trocas de experiências e orientações clínicas; 
- a realização de oficinas, consultas, exames, exercícios físicos destinados à gestante;
- momentos de reflexão e empoderamento da mulher.
- educação perinatal, situação em que os profissionais de saúde disponibilizam informações sobre a idade gestacional, os exames a serem realizados e seus resultados, minimizam dúvidas , inquietações e ansiedades das mulheres relacionadas às mudanças físicas e funcionais do organismo, auto-imagem, dentre outros.


Estabelece-se um ambiente informal,
onde as gestantes sentem-se à vontade.





Rejane dialogando com as gestantes.




 



Gestante realizando exercício físico.


As gestantes sentem-se acolhidas, seguras e empoderadas ao final da interação grupal, pois, segundo elas, no grupo há apoio emocional, psicológico e físico, fator fundamental para uma gestação tranquila e saudável.