Água é Saúde'

A vida não é possível sem água, e o seu uso correcto é fonte de saúde. Este elemento é um dos mais potentes remédios naturais que alguma vez existiram para a cura da doença.
A água constitui a mais alta percentagem de composição do organismo. Grande parte dos órgãos, como o estômago, o pâncreas, o fígado e o cérebro, são fundamentalmente água. Por exemplo: o cérebro é composto por 75% de água. Sem ela, nenhuma célula consegue viver, nada se pode processar no nosso organismo. Muitas dores de cabeça são devidas à ausência de água suficiente nesta zona do corpo.
 
 
Se é tão importante, de quanto necessito de Água por dia?
A quantidade de água de que uma pessoa necessita depende do seu peso. O indivíduo médio necessita de, pelo menos, oito copos por dia, para substituir a água que perde. Uma pessoa com 75 kg, precisa de 2,3 litros (cerca de 9 copos, capacidade média do copo 2,5 dl). Os rins filtram mais de 20 litros por dia. Necessitamos de 10-12 copos de água por dia para manter este sistema em óptimo funcionamento.
 
Como saber se tenho bebido a Água suficiente?
Uma regra simples é a de beber o suficiente para manter a sua urina clara. O corpo perde cerca de 10 a 12 copos de água por dia através da pele, dos pulmões, da urina e das fezes. A comida fornece 2 a 4 copos de água, deixando-nos cerca de 6-8 copos de água para beber. Uma maneira de se certificar de que bebe a quantidade diária necessária é bebendo 2 copos quando acorda de manhã. Faça-o antes de ser apanhado pelas actividades do dia. Com 2 copos já bebidos, só terá de beber mais 4 a 6 durante o resto do dia. Assim, distribua-os deste modo: 2 a meio da manhã, 2 a meio da tarde e 2 antes do jantar.
 
Ao longo da vida alteram-se os níveis de água no ser humano?
Sim, ao longo da vida varia a percentagem de líquido total num ser humano relativamente ao seu peso total:

Tabela: Porcentagem de água em peso corporal de acordo com o sexo e idade.

Se beber muitos refrigerantes não é preciso beber mais água?
Existe uma extensa prática de beber refrigerantes, bebidas à base de cola, sumos de variadas natureza e características, acreditando-se que isso é quanto basta para manter o corpo hidratado. Embora uma boa quantidade de água que o organismo necessite possa ser “filtrada” a partir dessas bebidas, a verdade é que o consumo de refrigerantes diminui a rapidez de assimilação de água pelo estômago. Por outro lado, com a ingestão destas bebidas, normalmente ricas em açúcar e outros componentes não necessários, é sobrecarregado o organismo, quer a nível dos rins, quer a nível de outros órgãos afectados pelo processo de “limpeza” desses líquidos. Não somente isto provoca desgaste e cansaço, como ainda contribui para o aumento de peso, diabetes e outras disfunções que provocam atentados contra o bem-estar físico.





  •  Levar oxigénio, hidratos de carbono e gorduras aos músculos, e retirar deles resíduos como dióxido de carbono e ácido láctico.
  • A água presente na saliva humedece os alimentos que ingerimos, ajudando-nos a mastigá-los e a engoli-los. Se a superfície dos nossos olhos não fosse banhada em fluido, eles ficariam secos e inflamados. A água também tem o poder de liquidificar os mucos quando se está constipado, facilitando assim a sua expulsão.
  • A água humedece e aquece o ar antes que ele chegue aos pulmões.
  • Aumenta a capacidade de desenvolvimento de actividade física (exercícios) prolongada.
  • A água ajuda a manter o sangue numa consistência e viscosidade certa.
  • O solvente que permite que os alimentos sejam digeridos e absorvidos é a água. Por meio do sistema sanguíneo, os nutrientes são distribuídos no estado líquido para as células que, em todo o corpo, necessitam de alimento. No entanto, não se deve ingerir água às refeições, mas sim até meia hora antes.
  • A água ajuda a refrear o apetite, uma potencial ajuda para perder peso.
  • A água afasta os produtos residuais dos órgãos, libertando estas toxinas através da pele, com a transpiração, e dos rins, com a urina.
  • A água é um lubrificante das articulações, proporcionando, assim, um amortecedor para os ossos.
  • Através da água é possível, ao organismo, arrefecer a sua pele, evaporando a transpiração, evitando, assim, uma perigosa elevação da temperatura interna. Isto é especialmente importante no tempo quente.
 
  TESTE O Seu QI em Hidratação



Resultados
- Se tiver entre 10 e 13 o seu QI da Hidratação é elevado: parabéns, continue por este caminho fazendo cada uma das coisas que aqui são explicitadas.

- Entre 8 e 10: aceitável; deverá rever alguns elementos aqui apresentados que não coincidem com a sua opinião actual. Poderá melhorar substancialmente a sua saúde.

- Inferior a 8: reveja atentamente os aspectos que são focados na edição da S&L de Março 2008 e prepare-se para garantir uma vida abundante.


Calcule sua Necessidade Hídrica Diária

1. Anote o seu peso actual.

2. Divida-o por 32 para determinar quantos litros de água deverá beber.


Exemplo:

60 kg

60 dividido por 32 = 1,87 l (= 8 ½ copos)

Portanto, alguém que pese 60 kg precisa de beber 1,87 l de água por dia.



Fonte: Revista Saúde e Lar