Mitos e Verdades sobre o Câncer'


A própria palavra câncer ainda assusta muita gente, isto porque ainda existem muitas idéias erradas sobre a doença e, infelizmente, a maioria das pessoas ainda pensa que câncer é sinônimo de morte. 
A palavra câncer tem origem latina e significa, literalmente, "caranguejo". Tem esse nome, pois as células doentes atacam e se infiltram nas células sadias como se fossem os tentáculos de um caranguejo.


Vejamos, a partir de algumas dúvidas comuns, o que é mito e o que é verdade em relação ao câncer.



O câncer é contagioso? 
Mito - Mesmo o câncer causado por vírus não é contagioso, ou seja, não passa de uma pessoa para a outra por contágio como ocorre com resfriados, por exemplo. No entanto, alguns vírus oncogênicos, isto é, vírus capazes de produzir câncer, podem ser transmitidos através do contato sexual, de transfusões de sangue ou de seringas contaminadas utilizadas para injetar drogas. 


Desenvolver um câncer é um castigo?


Mito - Há várias causas para o câncer, sobretudo tabagismo, consumo exagerado de álcool, maus hábitos alimentares, sedentarismo que são os principais responsáveis pelos casos de câncer. 



Pessoas afro-descendentes não correm risco de ter câncer de pele?
Mito - Qualquer pessoa pode ter câncer de pele, no entanto aquelas com maior concentração de melanina na pele, como as pessoas  afro-descendentes, apresentam menor incidência de tumores de pele. Embora seja raro, podem ter câncer de pele. Por isso, todos devem proteger-se do sol usando chapéus e filtros solares adequados.  


Câncer de pele é mais comum em pessoas com idade acima de 40 anos?


Verdade - Os efeitos nocivos do sol são cumulativos, por isso é comum que o câncer de pele e suas lesões apareçam após os 40 anos. Entretanto, dependendo da intensidade da exposição ao sol, pessoas abaixo dos 40 anos também podem desenvolver câncer de pele. 


Charutos e cachimbos provocam menos câncer de pulmão que cigarros comuns? 
Mito - Tanto os cigarros como os charutos e fumo para cachimbos consistem em folhas de tabaco secas, além de outras substâncias. Dentre aquelas já identificadas no tabaco e na sua fumaça, 43 são comprovadamente cancerígenas. Como há mais fumantes de cigarros do que de charutos e cachimbos, a ocorrência de câncer por cigarro é maior, no entanto charutos e cachimbos são igualmente perigosos. 


O tabaco causa apenas câncer de pulmão?

Mito
 - O hábito de fumar é a principal causa do câncer de pulmão, laringe, faringe, cavidade oral e esôfago. Também contribui para o surgimento do câncer de bexiga, pâncreas, útero, rim e estômago, além de algumas formas de leucemia. 



A destruição da camada de ozônio aumenta as chances de se desenvolver algum tipo de câncer, principalmente o câncer de pele?

Verdade
 - Com a destruição da camada de ozônio, há o aumento da incidência dos raios UV-B e UV-C sobre a Terra. Os raios UV-B estão diretamente relacionados ao surgimento do câncer de pele e os raios UV-C são potencialmente mais carcinogênicos do que os UV-B. 



A maior incidência de câncer de pele ocorre na cabeça, no rosto e no pescoço?

Verdade
 - Isto porque estas são as áreas mais expostas à radiação. 



O uso de filtro solar protege contra todos os raios ultravioleta?

Mito
 - Nem todos os filtros solares oferecem proteção completa para os raios UV-B e UV-A. Como eles disfarçam os sinais de excesso de exposição ao sol, as pessoas não vêem as queimaduras e continuam se expondo. O problema é que radiações como as infravermelhas não são bloqueadas pelos filtros solares. 




Hipotireoidismo ou hipertireoidismo podem ser sintomas do câncer de tireóide?


Mito - Todas as pessoas que têm alguma alteração na atividade da tireóide devem consultar um médico e realizar os exames para verificar a causa desta alteração. Nesta avaliação, a ultra-sonografia pode detectar um nódulo. E muitos nódulos da tireóide são benignos. 

Andar muito de avião ou ficar sempre perto de antenas de celulares aumenta o risco de desenvolver câncer?
Mito - Não há nenhuma comprovação científica de que radiação de celulares, microondas, aviões possa causar tumores. Telefones celulares emitem doses pequenas de radiação eletromagnética. Até o momento, os estudos feitos para determinar a relação dessa radiação com o aparecimento de câncer não mostraram nenhuma evidência de que isso ocorra, mas o assunto permanece “em aberto” e mais pesquisas são necessárias para se chegar a uma conclusão. Convém ressaltar que radioatividade em altas concentrações representa riscos para desenvolver um câncer. 


Alimentos cozidos em forno de microondas podem provocar câncer?


Mito - As microondas não tornam o alimento radioativo, nem apresentam risco de exposição à radiação desde que usadas de acordo com as instruções. A exposição a altas doses de radiação por microondas pode ocasionar queimaduras ou cataratas nos olhos, mas a pequena quantidade que pode vazar de um forno caseiro não causa problemas. 


O câncer de próstata causa diminuição de virilidade? 


Mito - O toque retal não afeta o desempenho sexual de quem é submetido ao exame. Se a doença for descoberta ainda no início, o tratamento não influenciará a atividade sexual do paciente. Portanto não haverá riscos de perda de apetite ou desempenho sexual. 
A freqüência sexual interfere na ocorrência de câncer?
Mito - Imaginar que uma vida sexual mais ou menos ativa influencia a ocorrência da doença. Especialistas afirmam que não há relação alguma entre a freqüência sexual e o surgimento de câncer. Cabe aqui informar que a atividade sexual não ajuda a proteger as mamas contra o câncer. O que pode protegê-las contra doenças mamárias é a gravidez e a lactação. 


Se eu faço o auto-exame de mamas todos os meses não preciso fazer mamografia?


Mito - Normalmente, se você fizer o auto-exame todos os meses e visitar seu médico anualmente, uma mamografia por ano é suficiente. Nem o auto-exame, nem o exame médico, nem a mamografia são eficientes sozinhos. Alguns cânceres de mama são detectados apenas com a mamografia. Outros são detectados apenas com exame médico, por esta razão, a American Cancer Society (ACS) recomenda a mamografia, junto com o auto-exame e o exame físico feito por um profissional de saúde.  


Anemia transforma-se em leucemia?
Mito - A leucemia causa anemia, devido à diminuição do número da fabricação das células vermelhas. Quase todas as crianças que têm leucemia apresentam anemia. Mas nem todas as que têm anemia vão desenvolver leucemia. A anemia tem diversas causas como o excesso de menstruação e má alimentação. 


Amamentar protege o peito do câncer de mama?

Verdade - Quando o bebê mama, as células mamárias ficam ocupadas com a produção de leite e se multiplicam menos, o que reduz o risco de contrair a doença. 






Fonte: Equipe Oncoguia -  http://www.oncoguia.com.br

Rafael Kaliks (Oncologista Clínico)
Diretor Científico
 Mateo Sainz Yaksic (Médico)
Coordenador de Projetos
 Regina Liberato (Psico-Oncologista)
Coordenadora de Programas Multiprofissionais