Doe Leite, a vida Agradece!


O leite humano é muito importante para todos os recém-nascidos. Ele alimenta e protege o bebê contra diarreia, infecções respiratórias, diabetes e alergias. Entretanto, há bebês que necessitam do leite doado para sobreviver, pois várias mães não conseguem amamentar ou não têm leite suficiente para atender as necessidades dos filhos. Para estas situações, foram criados os bancos de leite humano que recebem, pasteurizam e distribuem para as crianças que necessitam.

Quem pode doar??
Toda mulher saudável com excesso de leite e que não use medicamentos que impeçam a doação, que não fume ou consuma bebidas alcóolicas. O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias. 

Como funciona o sistema de doação?
A lactante entra em contato com o banco de leite de sua cidade. Ela recebe um frasco esterilizado no qual depositará o leite. Após isso, deverá pôr o frasco no congelador ou no freezer e aguardar que uma equipe irá a sua casa recolher a doação. 
Em algumas cidades, a Rede de Doação faz parcerias com órgãos como a Polícia Militar, os Correios e o Corpo de Bombeiros, que vão à casa das doadoras receberem o leite. Após receber o leite, os bancos realizam um exame para verificar se não houve contaminação por algum microorganismo, como vírus ou bactéria. O controle do leite é muito rígido.

As mães podem localizar um banco de leite mais próximo ou se informar sobre a coleta:
·  no portal da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano (www.redeblh.fiocruz.br)
·  no disque saúde (0800 61 1997), ligação gratuita.

Divulgue essa idéia!!


;D