Prevenção do Acidente Vascular Cerebral - AVC

A cada seis segundos, independentemente da idade ou sexo, alguém  morre de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou Derrame.  Para enfrentar esta epidemia silenciosa a Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization -WSO)  alerta sobre medidas urgentes e lança a campanha "Um em cada seis", no Dia Mundial do AVC, 29 de outubro.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o AVC ou Derrame é a segunda principal causa de morte entre pessoas acima dos 60 anos de idade e a quinta causa principal dos 15 aos 59 anos. O AVC também afeta crianças, incluindo recém-nascidos. A cada ano, cerca de seis milhões de pessoas morrem de acidente vascular cerebral. O número de mortes por AVC supera as provocadas pela  Aids, tuberculose e malária, doenças que foram referência de sucesso em campanhas de saúde pública.


O objetivo da campanha é colocar a luta contra o Acidente Vascular Cerebral como tema central da agenda global de saúde. “Todos estão em risco e a situação pode piorar com a complacência e a inércia”, afirma a coordenadora de neurologia da Secretaria de Saúde,Mirian Moura.


A campanha  "Um em cada seis" tem o objetivo de lembrar que o AVC pode ser prevenido e os sobreviventes podem recuperar-se totalmente e manter a qualidade de vida com os cuidados e apoio adequados.  Apesar de o AVC ser um evento súbito, ele se instala ao longo de anos, de forma silenciosa. Por isso o essencial é prevenir a ocorrência, através do controle da Hipertensão e da Doença Vascular, com as seguintes medidas:


1. Conheça os seus próprios fatores de risco: hipertensão arterial, diabetes e colesterol alto.
2. Seja fisicamente ativo e exercite-se regularmente.
3. Evite a obesidade, mantendo uma dieta saudável.
4. Limite o consumo de álcool.
5. Evite o fumo e o cigarro. Se você fuma, procure ajuda para parar agora.
6. Aprenda a reconhecer os sinais de alerta de um AVC.

No Brasil o AVC é a primeira causa de morte por doença  e de incapacidade, com um enorme impacto econômico e social. Devido a isso, é importante aprender a reconhecer o AVC  e procurar rapidamente um serviço de atendimento de emergência nas seguintes situações:


Início súbito de qualquer dos sintomas abaixo:


- Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna,  especialmente em um lado do corpo
- Confusão, alteração da fala ou compreensão
- Alteração na visão (em um ou ambos os olhos)
- Alteração do equilíbrio,  na coordenação  ou alteração no andar
- Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente



          Previna-se enquanto é Tempo! 


Fonte: Secretaria da Saúde do Distrito Federal