Hipertensão Arterial ou Pressão Alta


O que é hipertensão arterial ou pressão alta?
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pelo aumento da força (pressão) que o sangue exerce na parede das artérias ao se movimentar, atingindo valores de pressão acima dos considerados normais.

Quando uma pessoa é considerada hipertensa?
A pessoa é considerada hipertensa quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Para essa consideração, os dados precisam ser medidos várias vezes, utilizando aparelhos calibrados.   

Quais consequências a pressão alta pode trazer?
Se não tratada, a pressão alta pode ocasionar derrames cerebrais; doenças do coração: infarto, aumento do coração e dor no peito; problemas renais e alterações na visão.

Quais as pessoas com maior risco de se tornarem hipertensas?
Aquelas com excesso de peso, que não possuem uma alimentação saudável, ingerem muito sal, não fazem exercícios físicos, consomem muita bebida alcoólica, são diabéticos ou têm familiares com pressão alta. Após os 55 anos, mesmo as pessoas com pressão arterial normal, tem 90% de chance de desenvolver a hipertensão.

Quais os sintomas da pressão alta?
A maioria das pessoas com pressão alta não apresenta nenhum sintoma no início da doença, por isso ela é chamada de "inimiga silenciosa". Entretanto, alguns sintomas são atribuídos a pressão alta: dor de cabeça, cansaço, tonturas, dentre outros. Entretanto, a única forma de saber se a pressão está alta é verificando regularmente os seus valores, o que pode ser feito nos hospitais, centros de saúde. 

Sou hipertenso. O que devo fazer?
- Meça sua pressão regularmente.
- Diminua a quantidade de sal na comida. Use no máximo 1 colher de chá para toda a alimentação diária. Não utilize saleiro à mesa e não acrescente sal no alimento depois de pronto.


- Tenha uma alimentação saudável: 
EVITE: frituras, açúcares e doces, derivados de leite na forma integral, ou seja, com gorduras;  carnes vermelhas com gordura aparente e vísceras; temperos prontos, alimentos industrializados que vem enlatados, conservas, defumados e charque.
PREFIRA: alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados; temperos naturais como limão, alho, salsa, cebolinha; frutas, verduras e legumes; produtos lácteos desnatados (sem gordura).


- Diminua ou abandone o consumo de bebidas alcoólicas e o uso de fumo;
- Mantenha um peso saudável. Também é importante avaliar a medida da circunferência abdominal (cintura): que no homem não deverá ultrapassar 94 cm e, na mulher, 80 cm. 
- Pratique atividade física ao menos 5 dias por semana: suba escadas, faça caminhadas, ande de bicicleta, etc.


- Controle o estresse. Tente administrar seus problemas de forma mais tranquila. A "arte do viver bem" é enfrentar os problemas do dia-a-dia com sabedoria e tranquilidade.
- Se utilizar medicamentos, tome as medicações conforme orientação médica. Compareça às consultas regularmente e não abandone o tratamento. 

Pense Nisso:
- A hipertensão arterial ou pressão alta não tem cura, mas tem controle;
- O tratamento da pressão alta é realizado por toda a vida, promovendo melhor qualidade de vida e longevidade;
- Se você tiver acima do peso, saiba que com o emagrecimento a sua pressão pode diminuir ou até normalizar. Desse modo, necessitará de menos remédios.



Tratar a pressão alta é um ato de FÉ na Vida!






Fonte: Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica: Hipertensão Arterial Sistêmica. 2006.