Promoção de Saúde na Educação

Intervenção de Conscientização sobre Pediculose realizada em uma comunidade escolar do Paranoá -DF por estudantes de Enfermagem da Universidade de Brasília.


Esta intervenção foi realizada em 2010 enquanto nós, estudantes de Enfermagem da Universidade de Brasília, cursávamos a disciplina de Parasitologia. 
Inicialmente, visitamos um colégio público de ensino fundamental do Paranoá-DF, onde entrevistamos alunos entre 6-12 anos e professores com a finalidade de levantar dados sobre a frequência de piolhos nas crianças e como os professores lidavam com essa situação.

Infelizmente, os resultados obtidos foram alarmantes. Quase 65% das crianças entrevistadas tinham ou tiveram pediculose recentemente, além disso, mais de 60% dos professores não souberam identificar um piolho ao visualizar uma fotografia ampliada do mesmo. Quando os entrevistados foram questionados sobre a forma de tratamento contra os piolhos, as respostas obtidas foram: o uso de coca cola, inseticidas como Baygon e Neocid, solução de água, vinagre e sal aplicados nos cabelos. Percebemos que a infestação por piolhos é vista com descaso pelo Sistema de Saúde que não tem um programa de controle; pela Instituição Escolar que não promove a educação dos alunos e/ou pais sobre as formas de evitar e ou tratar este mal pelo fato dos profissionais não possuírem conhecimentos básicos sobre este assunto. 

Em um segundo momento, voltamos a essa mesma escola e fizemos uma intervenção voltada para os alunos e professores, onde empregamos o teatro para transmitir as informações básicas sobre essa pediculose (infestação por piolho) como: definição, exposição de imagens do piolho, as formas de contágio e os tratamentos empregados para eliminar este parasita (uso de pente fino e de shampoos piolhicidas, catação). Nesta ocasião, entregamos a cada aluno um kit contendo um pente fino e uma cartilha com informações sobre  pediculose para que pudessem levar para os pais.
Mas qual a importância de se trabalhar a pediculose no ambiente escolar? A escola infantil é o local onde há maior incidência de piolho, além disso, essa infestação causa muito incômodo à criança gerando perda da concentração com interferência na aprendizagem, prejuízo da auto-imagem e preconceitos por parte dos colegas.  

A experiência vivenciada foi muito positiva tanto para a escola quanto para nós, estudantes de enfermagem, visto que a rede pública de ensino é carente de certas intervenções ou projetos na área da saúde, os quais são importantes para a mudança de comportamentos de risco e para a melhoria da qualidade de vida. Sob o nosso ponto de vista, pudemos obter muito aprendizado através da análise dos dados da entrevista, da percepção da realidade social dessa comunidade escolar, da relação de troca que estabelecemos com os alunos durante a intervenção, etc. Foi muito gratificante ter contribuído com um grãozinho de areia para a construção do conhecimento dessas crianças.







"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo" (Mandela)