Doenças que Começam na Mente

Os médicos constatam que a forma como o doente enfrenta a doença é decisiva para a sua cura, mas o que acontece é que as próprias doenças são, frequentemente, causadas pela atitude mental. As dificuldades econômicas, a infelicidade, os remorsos, a preocupação permanente, são causas que vão debilitando as forças vitais, não apenas da alma mas também do corpo.
Nunca ouviu falar de alguém a quem, perante um desgosto muito forte, lhe caiu o cabelo ou ficou com ele todo branco? As emoções negativas, como obsessões intensas, ciúmes, ideias exageradas ou distorcidas da realidade, podem produzir um grande dano em pessoas sensíveis. E isso pode manifestar-se fisicamente em enjoos, dores de estômago, dificuldades  em respirar... E, se ficarem reféns desses efeitos, podem incorrer em doenças mais graves.

Cérebro saudável
O centro de operações da vida encontra-se no cérebro. É necessária uma alimentação adequada e equilibrada para que todo o corpo funcione bem, incluindo os circuitos neuronais. Uma vez que tudo começa no cérebro, vamos dar-lhe a prioridade que merece, além de um tratamento saudável.

A importância da atividade mental na saúde
Durante muito tempo, pensava-se que as emoções produziam os pensamentos. Agora, sabe-se que é ao contrário: os pensamentos são os causadores das emoções. Somos o que pensamos. Assim, quando damos rédea solta à imaginação negativa em forma de ciúmes, descontentamento ou egoísmo, estamos dando liberdade às piores emoções: medo, ansiedade, tristeza, solidão, enfado...
Muitos poderiam estar saudáveis se pensassem que o estão, por isso é importante pensar positivamente. 

A importância da alegria
Uma das grandes aspirações do ser humano é ser feliz. Para o conseguir, a alegria desempenha um papel decisivo. A alegria, associada ao sentido de humor, é uma excelente ferramenta para suavizar conflitos. Não pense que a alegria é uma qualidade que se tem ou não. Trata-se mais de uma atitude que se cultiva e se desenvolve, ou seja, depende apenas do exercício da vontade.

Na realidade, há dois tipos de alegria:
A alegria como reação perante uma circunstância passageira, como a que é causada por se ser admitido num emprego desejado, encontrar-se com um amigo, receber um aumento de ordenado inesperado... Estas alegrias são momentâneas e não costumam durar muito.
A alegria como tendência vital, que se dá quando se aprende a valorizar os aspectos positivos da vida diária.
 
Por isso, a alegria tem um poder vivificante enorme. Quem a possui é capaz de se sobrepor às dificuldades e de manter uma atitude positiva perante elas. Isso implica o exercício do poder da vontade e destaca a importância do domínio próprio.
Não devemos esquecer que a conduta está plena de hábitos, não só físicos como emocionais. Pode ser que não sejamos alegres por natureza, mas, se cultivarmos a alegria, os progressos serão muito gratificantes.

As personalidades psicossomáticas
Existem traços que facilitam os problemas psicossomáticos. Um sujeito frustrado, tenso, hostil, que vive depressa e chega tarde; aborrece-se quando tem de esperar; faz várias coisas ao mesmo tempo e não consegue ficar quieto; irrita-se com facilidade e é brusco e não tem consideração para com os outros.
Esse sujeito é um grande candidato ao ataque cardíaco. Há, além disso, outros traços relacionados com doenças psicossomáticas:
baixa auto-estima
> problemas respiratórios
personalidade nervosa e ansiosa
> colite ulcerosa
apreensão e pessimismo
> úlcera gastroduodenal
perfeccionismo
> enxaquecas
conflitos emocionais
> hipertensão
dependência de outra pessoa
> alergias respiratórias
 
Embora estas correspondências não sejam matemáticas, se você tem algum dos traços de carácter acima mencionados, tente controlá-los e diminuir qualquer tendência forte. Procure a companhia de pessoas equilibradas e fuja dos extremos na sua conduta e pensamento. Caso necessário, busque a orientação de profissionais de saúde.


Recorde-se: mente sã, corpo são. Não é uma lei infalível, mas ajuda muito!

Fonte: Revista Saúde e Lar