Preparando o banho do seu bebê

missing image file O seu bebê certamente gosta de tomar banho, especialmente quando é dado por si. Isso deixa-o mais descontraído, e fá-lo sentir-se amado, protegido e pronto para dormir.
O banho é também importante para que o bebê mantenha um contacto diário com a água, de onde saiu, além do fator higiene, que é indiscutível.
O banho deve ser dado preferencialmente entre as 10 e as 15 horas, nunca após as mamadas.
O local escolhido da casa deve ter uma temperatura agradável, cerca de 24oC, sem correntes de ar.
Retire as jóias e o relógio, mantenha as suas unhas curtas e lave bem as mãos antes de começar. Tenha todo o material à mão, inclusive roupas e toalhas.
Nunca deixe o seu bebê sozinho no trocador ou na banheira. Não acrescente água quente ou fria quando ele estiver na banheira.
Antes do banho, faça-lhe uma massagem. Além de relaxar, a massagem ajuda a formar um elo entre pais e bebês.
Use sabonetes e xampus neutros, próprios para bebês. Evite usar talcos, que podem ser inalados e provocar alergias.
Após o banho, aproveite para cortar as unhas do bebê, caso necessário, pois elas estarão ainda mais moles e fáceis de serem cortadas.
Lembre-se de que os bebés geralmente sentem sede após o banho.

Como dar banho no bebê
Coloque água morna à temperatura de 37oC na banheira, até atingir aproximadamente 12cm de profundidade.
Ao tirar-lhe as roupinhas e a fralda, remova com algodão e líquido próprio quaisquer resíduos de fezes e urina antes de colocá-lo na banheira.
Coloque o bebê na água aos poucos, começando pelos pés. Com o braço, apoie a nuca do bebê, e com a outra mão comece o banho humidecendo os cabelos. Aplique um pouco de xampu massageando delicadamente. Remova toda a espuma, sempre da frente para trás.
Lave o rosto começando pelos olhos. Use um pano humedecido (ou gaze) limpo para lavar cada olho, sempre da parte interna para fora. A face deve ser lavada do meio para as extremidades, ao redor do nariz e orelhas. Lave a seguir o corpo, começando pelo peito, abdómen, genitais, pernas e pés, dando atenção especial às dobrinhas. Esfregue com a mão ou com um paninho macio. Vire-o de bruços para limpar as costas e o bumbum.
Tome muito cuidado para não deixar entrar água nos ouvidos. Seque as orelhas para evitar que a água escorra para dentro do ouvido.
missing image file Quando acabar o banho, tenha cuidado para que o bebê não se constipe. A mudança brusca de temperatura é uma das principais causas de bebês doentes.
Seque-o bem e vista-o rapidamente. Escove delicadamente os seus cabelos.



Fonte: Revista Saúde e Lar