Essa Mostra Nacional, ocorrida no Centro de Convenções Brasil 21 - Brasília, consolidou-se como o espaço para a troca de experiências entre os serviços de vigilância, profissionais de saúde e acadêmicos por meio do acompanhamento das transformações ocorridas epidemiológicas ao longo dos anos. Consagrou-se como um mecanismo de divulgação e estímulo aos profissionais dos estados e municípios que encontram, neste evento, o local propício para compartilhar os resultados de suas ações.
O evento teve uma riqueza grandiosa de temas e debates, vejamos alguns:
- A comunicação em saúde ganhou espaço, havendo uma discussão acerca dos pontos positivos e negativos da cobertura da mídia na pandemia de influenza H1N1 (2009). Concluiu-se que o desafio maior da comunicação em saúde é fazer com que a informação chegue à população sem distorções ou ruídos.
- Por meio de painéis, houve a discussão de temas relacionados ao combate de emergências de saúde pública, destacando a importância do aprimoramento da vigilância epidemiológica, da capacitação de profissionais e do trabalho conjunto entre as três esferas do governo (municipal, estadual e federal).
- Distribuição de materiais impressos de grande qualidade sobre estudos epidemiológicos, prevenção e promoção de saúde, planejamento de ações em casos de epidemias ou surtos epidêmicos.