10 Expoepi/2010 : Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças



Vigilância de doenças transmissíveis

Essa Mostra Nacional, ocorrida no Centro de Convenções Brasil 21 - Brasília, consolidou-se como o espaço para a troca de experiências entre os serviços de vigilância, profissionais de saúde e acadêmicos por meio do acompanhamento das transformações ocorridas epidemiológicas ao longo dos anos.  Consagrou-se como um mecanismo de divulgação e estímulo aos profissionais dos estados e municípios que encontram, neste evento, o local propício para compartilhar os resultados de suas ações.

O evento teve uma riqueza grandiosa de temas e debates, vejamos alguns:
A comunicação em saúde ganhou espaço, havendo uma discussão acerca dos pontos positivos e negativos da cobertura da mídia na pandemia de influenza H1N1 (2009). Concluiu-se que o desafio maior da comunicação em saúde é fazer com que a informação chegue à população sem distorções ou ruídos. 

- Foram realizadas sete oficinas e reuniões técnicas organizadas pelos departamentos da Secretaria de Vigilância em Saúde com a finalidade de atualizar os gestores estaduais sobre a promoção da saúde e sobre agravos não transmissíveis por meio de apresentações bem-sucedidas implementadas pelos diversos estados brasileiros. Nesta ocasião, houve um debate sobre a eficácia das ações de promoção da saúde, as principais conquistas e dificuldades dos últimos anos e as perspectivas para o futuro.

- Por meio de painéis, houve a discussão de temas relacionados ao combate de emergências de saúde pública, destacando a importância do aprimoramento da vigilância epidemiológica, da capacitação de profissionais e do trabalho conjunto entre as três esferas do governo (municipal, estadual e federal). 

- Além disso, temas como controle da dengue, a pandemia de influenza H1N1 e violências foram brilhantemente abordados em ricas discussões.

Distribuição de materiais impressos de grande qualidade sobre estudos epidemiológicos, prevenção e promoção de saúde, planejamento de ações em casos de epidemias ou surtos epidêmicos.